Você está aqui: Página inicial > Notícias> Festa em comemoração do dia de São Sebastião em Santa Rosa do Tocantins.

Festa em comemoração do dia de São Sebastião em Santa Rosa do Tocantins.

21 de janeiro de 2025 – Ascom/SRT – Jorge Alex Neri

No dia 20 de janeiro aconteceu a tradicional festa de São Sebastião, em comemoração ao dia do Padroeiro de Santa Rosa do Tocantins. A celebração foi realizada no dia do feriado

Durante o dia, ouve procissão e missa em celebração ao Padroeiro. A procissão saiu da Praça da Prefeitura, em direção à Paroquia, onde foi realizada a missa que foi presidida pelo pároco, padre, Pablo Luiz auxiliado pelo Diácono Thallyson Brenner.

As comemorações foram acompanhadas pela população e prestigiada pelo prefeito Levi Teixeira, sua esposa e várias autoridades.

Para os católicos, além de ser padroeiro do município de Santa Rosa do Tocantins, São Sebastião é considerado o protetor da humanidade contra a peste, a fome e a guerra.

Nascido em Narbonne, no século III, filho de uma família nobre, chegou a ser capitão da Guarda do Palácio Imperial em Roma. Recebeu o batismo e sempre zelou por ele em sua vida e também na dos seus irmãos. Era respeitado por todos e apreciado pelo imperador, que desconhecia sua qualidade de cristão. Cumpria a disciplina militar, mas não participava dos sacrifícios idolátricos.

Até que, em certa ocasião, foi denunciado ao imperador, que o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir Jesus Cristo. O santo respondeu dizendo que iria continuar a ser um seguidor de Cristo até o fim e foi condenado à morte por flechadas. Os soldados, então, o levaram ao estádio, despiram-no, amarraram-no a um poste e lançaram sobre ele uma chuva de flechas, dando-o por morto.

Mas, seus amigos perceberam que ele ainda estava vivo. Uma mulher, esposa de um mártir, levou-o para sua casa, onde o manteve escondido. Ela cuidou dele até que ficou restabelecido. Com a saúde recuperada, apresentou-se novamente diante do imperador, repreendendo-o por perseguir os cristãos.

O imperador, então, mandou que fosse açoitado e, desta vez, Sebastião não resistiu e acabou morrendo, por volta do ano 300. Seu corpo foi jogado ao lamaçal, mas os cristãos o recolheram e o enterraram na Via Ápia, na célebre catacumba que leva o nome de São Sebastião, local venerado pelos cristãos desde os tempos antigos.

Fonte:Portal kairos

Acesso Rápido ao Portal da Transparência

Acesso rápido aos principais links do portal da transparência. Clique aqui para acessar todos os links

Sabia que você, como cidadão, pode ter acesso a qualquer informação pública* relativa à gestão administrativa do seu município?

Pular para o conteúdo