História do Município

Você está aqui: Página inicial > História do Município

A Fazenda Engenho, onde é hoje o município de Santa Rosa do Tocantins, existiu por quase um século como propriedade rural do Padre José Bernardino de Sena Ferreira. De origem africana, a família do Pe. Bernardino fixou-se na região por volta de 1857, trazendo consigo vários escravos.

A origem do nome Santa Rosa surgiu em função do nome da santa de devoção da filha do Pe. Bernardino, senhorita Sinhauta, que pediu uma imagem da santa para sua devoção e oração. Sinhauta recebeu a imagem batizada com o nome de Santa Rosa de Lima em homenagem à primeira Santa beatificada da América Latina. A imagem foi colocada na Casa Grande, residência oficial da família, hoje já demolida, até que fosse construída uma capela, em 1907, pelo coronel Marcolino Nunes da Silva. Sinhauta casou-se com o Capitão José Martins Torres.

O povoado começou a crescer por iniciativa dos próprios moradores da região, que se reuniam para confraternizações.
O distrito de Santa rosa foi criado pela Lei nº 14, de 27 de setembro de 1962, mas a emancipação política só aconteceu em 1º de janeiro de 1988. A instalação do município se deu no dia 1º de junho de 1989, quando o governador Siqueira Campos visitou pela primeira vez a cidade. A primeira prefeita eleita foi dona Ana Thomaz Nunes (Dona Noca), uma emérita lutadora pela emancipação da cidade.

O povoado ganhou a primeira escola em 1950, Escola José Martins Torres, onde lecionou o professor Zacarias Nunes da Silveira que foi homenageado, em 1985, com a fundação de uma escola com o seu nome.
O município fica a 166 km da capital Palmas, e sua população é de 4.222 habitantes.

ELEIÇÕES E POSSES DOS ELEITOS

Em 16 de Abril de 1989, ocorreu a eleição para escolha do primeiro Prefeito e vice e a Câmara de vereadores de Santa Rosa do Tocantins, saindo vencedora ao cargo majoritário a Sra. Ana Thomáz Nunes (PMDB) vencendo seu oponente Olivan Barreira e Lira (PFL).

No dia 1 de junho do mesmo ano, deu-se a posse da Prefeita eleita e do seu Vice-Prefeito Eli Teixeira de Oliveira, bem como de primeira Câmara de Vereadores, assim representada:

• Etelvina Rodrigues de Souza
  • Juvenil Mizael dos Santos
  • Francisco Carlos da Rold Tezza
  • Adalberto José Gonçalves (BEBÉ)
  • Cosme Balbino de Torres
  • Eli Rodrigues Nogueira
  • Altino Dias Bonfim
  • Nelson Araújo Reis.

A composição da primeira Mesa Diretora ficou assim:
Presidente: Etelvina Rodrigues de Souza
Vice-Presidente: Cosme Balbino de Torres