Início
Notícia publicada em 15/09/2014
Ensino de Santa Rosa é bem avaliado polo IDEB

Jorge Alex Neri

O ensino municipal de Santa Rosa evoluiu de 2011 pra cá. Em 2011. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) das escolas municipais era de 3.7 e na avaliação de 2013 saltou para 4.5, Isso se deve ao empenho da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação em melhorar as condições do ensino.

Logo que assumiu a prefeitura para um novo mandato o prefeito Ailton Araújo decidiu revolucionar o ensino municipal e corajosamente tomou as medidas necessárias para que isto acontecesse. Umas das primeiras medidas foi adotar um método de ensino de comprovada eficiência (Sistema Positivo), outra medida imediata foi melhorar a remuneração dos educadores, daí em diante investiu em capacitação, adquiriu material pedagógico de boa qualidade, inclusive notebooks. Outra melhoria importante foi a reforma física das escolas e a instalação de climatizadores, dando mais conforto a alunos e professores.

Tudo isso refletiu num melhor estímulo aos alunos em aprender e aos educadores maior prazer em ensinar, este conjunto de fatores esta sendo fundamental para melhorar o índice de avaliação do IDEB.

O IDEB foi criado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em 2007, como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). Ele é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. Ou seja, quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. O mecanismo foi muito bem avaliado por especialistas justamente por unir esses fatores. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no IDEB.

Ailton se sente recompensado ao ver que os esforços de sua equipe surtiu efeitos positivos na melhoria do ensino de Santa Rosa.

Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Contato
Praça. AnaThomaz Nunes, S/N - Centro
(63) 3388 1143
contatos@santarosa.to.gov.br
Contato úteis
Bombeiros
Correios
Delegacia da Mulher
Polícia Civil
190
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Webmaster resp.
Jorge Alex Neri
Fone:61 92131350
E-mail: jorgealex.neri@gmail.com
© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Desenvolvido por: