Início
Notícia publicada em 19/09/2014
Capacitação em aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs

No dia 19 de setembro a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura de Santa Rosa do Tocantins em parceria com a editora Positivo trouxe o meste Luis Cesar Kreps*, para munistrar aos professores da rede municipal capacitação em TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÕS, COMUNIVAÇÃO e EDUCAÇÃO. Visando preparar os professores para este momento importante da educação.

A  aplicação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs – está se mostrando cada vez mais necessária no contexto em sala de aula. O sistema educacional vigente exige múltiplas ações face ao pluralismo e à intensa multiplicidade dos nossos alunos, o que revela que tais ações precisam causar impacto, para que estes possam ampliar seu aprendizado e, ainda, a busca pelo conhecimento. A utilização dos recursos tecnológicos é, portanto, uma alternativa intensamente impactante na realidade escolar.
 
São inúmeros os fatores e aspectos que comprovam a eficácia e necessidade do uso dos recursos tecnológicos na escola, motivos pelos quais ao professor torna-se fundamental a capacitação para uso adequado e pedagógico destas inovações tecnológicas em benefício do trabalho docente.
 
Além disso, percebe-se que, na prática pedagógica, o professor não pode mais centralizar-se apenas no livro escrito, quadro negro e giz. É necessário estar “plugado” no uso das tecnologias para saber “como” e “quando” usá-las em sala de aula. Entretanto, tais tecnologias não se referem unicamente aos computadores ou projetores de multimídia; tratam-se de recursos tecnológicos além destes, mais amplos e variados, que podem ser desde ambientes virtuais de aprendizagem até a televisão, o vídeo cassete, o DVD Player, o retroprojetor, o projetor de slides, mapas, imagens, entre outros.
 
Considerando, ainda neste contexto, que a comunicação e a informação se tornaram instrumentos fundamentais nas ações educacionais, percebe-se diante das inúmeras possibilidades que as mídias digitais apresentam que permanece o grande e evidente desafio de desenvolver meios eficazes para integrá-los ao ambiente pedagógico.
 
É por isso que se torna extremamente fundamental a capacitação permanente do educador nestes meios para procurar entender e aplicá-los. E, também, é essencial que os professores não se intimidem diante dos obstáculos que circundam sua prática pedagógica, mas, sim, que se apresentem como profissionais realmente engajados neste constante processo de mediar conhecimento buscando alternativas diferenciadas nas possibilidades de uso das tecnologias na escola.

O comparecimento dos educadores de Santa Rosa foi total e o aproveitamento da capacitação foi de 100%, segundo o secretário de Educação Luiz Armando.

"Enfrentar os desafios das novas tecnologias é fundamental para nosso professores e para isso precisam estra preparados. Disse o secretário.


* Mestre em engenharia da produção – área de concentração “Mídia e Conhecimento”, ênfase em tecnologia educacional. Dissertação de mestrado: o uso da Internet como ferramenta de auxílio na prática docente – UFSC/2003.
Especialista em Linguagem, Imagem e Ensino de História – UFPR/1999.
Licenciado em história – UFPR/1995 (Curitiba – Paraná).
Licenciado em filosofia – USF/1990 (São Paulo – Capital).
Cursos de extensão universitária: Historiografia Brasileira: debates contemporâneos – UFPR.  O pensamento de Emmanuel Kant / Hegel – PUC/PR.

Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Contato
Praça. AnaThomaz Nunes, S/N - Centro
(63) 3388 1143
contatos@santarosa.to.gov.br
Contato úteis
Bombeiros
Correios
Delegacia da Mulher
Polícia Civil
190
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Webmaster resp.
Jorge Alex Neri
Fone:61 92131350
E-mail: jorgealex.neri@gmail.com
© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Desenvolvido por: