Notícia publicada em 01/08/2013
Troca solidária em Santa Rosa do Tocantins

01/08/2014 - Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

Aconteceu em Santa Rosa do Tocantins nesta quinta feira 31 de julho a Troca solidária. Participaram os produtores da agricultura familiar da região

Na Troca Solidária, a equipe da Setas oferece produtos da cesta básica como arroz, feijão, óleo, café e sardinha e o público traz a sua produção que pode ser, a polpa feita das frutas do quintal, a mandioca, queijo, abóbora, banana e outros. Na feira a produção local é trocada pela moeda exclusiva da Troca, o solidário, e com ele os beneficiados compram os produtos manufaturados de sua necessidade. Mas o ganho não fica apenas nas sacolas cheias e na economia, o principal beneficio da Troca para a comunidade é ensinar a valorizar as potencialidades e estimular a solidariedade.

Dos produtos adquiridos pela Setas, 50% são doados para a prefeitura que deve destiná-los à merenda escolar e às refeições oferecidas em programas sociais e a outra metade é encaminhada para a próxima Troca Solidária estimulando o intercâmbio de produtos entre os municípios.

Houve um pequeno atraso na chegada do caminhão com as mercadorias, que partiu de Palmas a 160 km de Santa Rosa, mas foi encarado como oportunidade para o estreitamento das relações entre os participantes, já que puderam trocar experiências uns com os outros.

Em função do atraso o prefeito Ailton Araújo autorizou o fornecimento de almoço a todos. Foi providenciada um galinhada com galinha caipira que agradou aos presentes.

A chegada do caminhão aconteceu a tarde e foi prontamente descarregado pelos próprios agricultores voluntários que ainda ajudaram na montagem e distribuição das cestas básicas, orientados pela primeira dama Nádia Cristina Araújo e sua equipe que participaram ativamente de todo o evento.

“Da para afirmar, que mesmo com o atraso da chegada das mercadorias a troca solidária de Santa Rosa foi um enorme sucesso”. Afirmou o Prefeito Ailton Araújo.