Notícia publicada em 07/12/2013
Grande final dos Torneios da Integração Rural de Santa Rosa do TO

07/12/2013 - Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

A disposição da prefeitura municipal de Santa Rosa do Tocantins através do prefeito Ailton Araújo de incentivar os esportes, tem rendido muitos frutos a população do município. Principalmente aos jovens que encontram em sua prática uma maneira de se manterem saudáveis e ocupados.
A grande prova do acerto da prefeitura foi o enorme sucesso dos Torneios do Integração Rural, é zona rural sendo valorizado na prática de esportes.

Os Torneios tiveram início em 27 de outubro na localidade de Mansidão ao norte do município com o jogos entre entre todas as equipes com adversários escolhidos por sorteio. A equipe que terminou vencedora nesta etapa foi Cabeceira que derrotou a equipe de Cangas por 5x4 nas penalidades.

em seguida no dia 03 de novembro foi a vez do distrito do Morro do São João receber os jogos com partidas entre entre todas as 6 equipes no qual sagrou-se vencedora a equipe da Cabeceira que derrotou a equipe do Morro do São João por 2X0.

No dia 10 de novembro foi a vez da região da Cabeceira onde o vencedor foi Cangas que venceu o Cabeceira por 5x4 nos pênaltis.

O quarto jogo no dia 17 de novembro foi na região do Açude onde o vencedor foi o Cabeceira que derrotou o Mansidão pelo placar de 4x2 nas penalidades.

O distrito de Cangas foi agraciado com o quinto torneio da temporada em 24 de novembro, estes jogos apesar de ser no campo de Cangas representava a região de Mato Seco e foi vencido pela equipe de Cangas por 4x3 sobre a equipe do Morro do São João.

Novamente na região de Cangas em 01 de dezembro agora representando a própria região foi disputado mais um torneio no qual sagrou-se vencedor a equipe do Açude sobre a equipe de Cangas pelo placar de 4x2nos pênaltis.

Finalmente o sétimo e último jogo do torneio foi em Santa Rosa com a presença de centenas de torcedores. Encontrava-se entre os torcedores o deputado estadual Eduardo do Dertins que sempre prestigia os eventos importantes de Santa Rosa.
A primeira disputa foi entre as equipe Morro do São João e Cangas e terminou o tempo regulamentar com placar de 1x1, e teve uma emocionante disputa de pênaltis que finalizou em 8x7 em favor da equipe de Cangas.
Seguiram-se as demais disputas ficando assim os resultados.

Açude 4 mansidão 3 - nos pênaltis
Cabeceira 3 Mato Seco 0

Nas semi finais ficou o seguinte resultado:
Cangas 2 Açude 0
Cabeceira 2 Mansidão 0

A grande final foi vencida pelo Cabeceira por 3 a 0 sobre Cangas, num jogo emocionante já quase sem visibilidade, pois o sol estava se pondo.

O artilheiro das competições foi o jogador Carlos Mayone da equipe de Cangas que marcou durante os torneios 15 gols. O goleiro menos vazado foi Marcos Vinicios da equipe de Cabeceira, sofreu apenas 5 gols.
A contagem não levou em conta os gols de pênaltis, apenas os marcados no tempo regulamentar.

O campeão dos torneios foi a equipe do Cabeceira com 4 títulos.
O honroso segundo lugar ficou com o time de Cangas com 2 títulos.
O terceiro lugar ficou com o Açude.

A entrega dos troféus e medalhas foi no Ginásio de Esportes Professor Edilton Nunes Araújo. Pois as partidas terminaram já com o sol se pondo.
O prefeito Ailton Araujo garantiu que o próximos Torneios da Integração Rural ja vai encontrar o estádio municipal restaurado com gramado, arquibancadas, vestiários e eliminação prontos.

Vale a pena destacar a atuação do árbitro Luiz Armando que é o Secretário Municipal da Educação, e tem se desdobrado para apitar as partidas deste torneio, tendo atuado normalmente em 6 partidas initerruptamente.

Após a entrega dos troféus e medalhas foi oferecido um churrasco regado a refrigerantes a vontade para o público e jogadores.

Quem mais ganhou com este campeonato foi o povo de Santa Rosa que pode assistir a excelentes partidas, e ver que a prefeitura tem compromisso com sua população.

O prefeito Ailton Araújo fez um balanço das realizações na área dos esporte.
Nesta nova gestão foram realizados: Campeonato de Futsal dos Comerciantes, Lançamento da escolinha de futebol com a presença do ex técnico do Palmas e sua equipe.
Foi implementada as aulas de Karatê e Capoeira, e a participação de atletas do karatê em torneio estadual.
Foi realizado os Torneios da Integração Rural entre outros.

A Coordenação de Esportes da Secretaria de Educação comandada por José do Bonfim, mais conhecido por "Zé Bala" tem trabalhado incansavelmente para realizar as determinações do prefeito Ailton Araújo que esta sempre pensando no crescimento dos esportes no município.