Notícia publicada em 02/12/2013
Santa Rosa do TO participa ativamente do DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

02/12/2013
Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

Santa Rosa através da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento em parceria com a Prefeitura Municipal participou ativamente do Dia Mundial da Luta Contra a AIDS. Promoveu uma grande passeata com alunos da Escola Municipal Tia Mireta, Escola Estadual Professor Sacharias e Colégio Estadual Tenente Salvador Ribeiro.

Os alunos portavam faixas com dizeres alusivos a AIDS e percorreram as principais ruas da cidade alertando a população dos riscos de tão devastadora doença que pode facilmente ser evitada com o uso de preservativos.
Além da passeata foi ministrada palestras aos alunos e distribuição de panfletos.
Participaram do evento todos servidores da saúde.

A AIDS

Síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA — em inglês: acquired immunodeficiency syndrome - AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH — em inglês: human immunodeficiency virus - HIV)

Durante a infecção inicial, uma pessoa pode passar por um breve período doente, com sintomas semelhantes aos da gripe. Normalmente isto é seguido por um período prolongado sem qualquer outro sintoma. À medida que a doença progride, ela interfere mais e mais no sistema imunológico, tornando a pessoa muito mais propensa a ter outros tipos de doenças, como infecções oportunistas e câncer, que geralmente não afetam as pessoas com um sistema imunológico saudável.

O HIV é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de preservativo (incluindo sexo anal e, até mesmo, oral), transfusões de sangue contaminado, agulhas hipodérmicas e de mãe para filho, durante a gravidez, o parto ou amamentação. Alguns fluidos corporais, como saliva e lágrimas, não transmitem o vírus.

A prevenção da contaminação pelo HIV, principalmente através de programas de sexo seguro e de troca de agulhas, é uma estratégia fundamental para controlar a propagação da doença.

Apesar de ainda não existir uma cura ou uma vacina, o tratamento antirretroviral pode retardar o desenvolvimento da doença e elevar a expectativa de vida do portador do vírus. Enquanto o tratamento antirretroviral reduz o risco de morte e de complicações da doença, estes medicamentos são caros e podem estar associados a efeitos colaterais.

A pesquisa genética indica que o HIV surgiu no centro-oeste da África durante o início do século XX.

A AIDS foi reconhecida pela primeira vez em 1981, pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, e a sua causa — o HIV — foi identificada na primeira metade da década.

Desde a sua descoberta, a AIDS causou a morte de aproximadamente 30 milhões de pessoas (até 2009).Em 2010, cerca de 34 milhões de pessoas eram portadoras do vírus no mundo.
A AIDS é considerada uma pandemia, um surto de doença que está presente em uma grande área e que está se espalhando ativamente.

No Tocantins de 2007 a 2012 surgiram 703 novos casos de AIDS. No ano de 2013 até o mês de outubro foi diagnosticado 168 novos casos em pessoas maiores de 13 anos, 104 casos em homens e 64 em mulheres.
No Brasil são 730.000 pessoas infectadas.

No mundo são mais dois milhões de adolescentes infectados.

Portanto, alerta a Secretária Municipal de Saúde e Saneamento, NÁDIA CRISTINA ARAÚJO,
" NÃO ABUSE DA SORTE, USE CAMISINHA"