Notícia publicada em 08/11/2013
Prefeito Ailton e sua equipe de meio ambiente, participou do 4º Fórum Regional das Águas em Natividade

08/11/2013
Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

O uso sustentável dos recursos hídricos foi o foco do 4º Fórum Regional das Águas, que aconteceu dia 8, sexta-feira, em Natividade, a 220km de Palmas.

O evento foi realizado no Colégio Agropecuário do município, e contou com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades).

A região é banhada, principalmente, pela Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves e já possui um Comitê para a discussão dos usos de água no sudeste do Estado. Durante o evento foram discutidos temas como a piscicultura, projeto de irrigação e barragens dos rios.

Estiveram presentes ao evento o secretário estadual de meio ambiente Alan Barbiero, o secretário da ATS Edmundo Galdino e a diretora do Grupo Jaime Câmara Fátima Roriz. Também além do prefeito Ailton Araújo de Santa Rosa, os prefeitos de Natividade Albany (Tiquim) , de Taipas Joaquim Carlos, o presidente de Camara Municipal de Natividade, Justino Camelo e outras autoridades.

O Forum contou com a participação de representantes de 20 municípios : Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada de Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeirópolis, Paranã, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Rio da Conceição, Santa Rosa, São Salvador do Tocantins, São Valério, Taguatinga e Taipas do Tocantins.

Durante a programação, foram realizadas atividades culturais, palestras e discussões com a comunidade sobre temas como captação de recursos, aquicultura e outorga de água, dentre outros. Paralelo ao Fórum, alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima participaram da Corrida do Meio Ambiente.
Aproveitando a oportunidade o prefeito Ailton Araújo solicitou ao secretário a agilização na implantação do CAR ,Cadastro Ambiental Rural ja que a medida ajuda na identificação e preservação de nascentes, o que deixa menos vulnerável nosso córregos e rios.Além de identificar as áreas agricultáveis e dar melhor orientação as produtores.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público eletrônico, obrigatório para todas as propriedades rurais do país, com objetivo de reunir e integrar informações relacionadas às áreas de preservação permanente, reserva legal, vegetação nativa, áreas de uso restrito e áreas consolidadas.
Pelos dispositivos do novo Código Florestal, em dois anos todos os produtores rurais brasileiros são obrigados a ser incluídos no CAR. Os recursos, assim, serão utilizados na instrumentalização do Cadastro. O Estado do Tocantins, neste aspecto, sai na frente: é o primeiro Estado da Federação a conseguir os recursos, via Fundo da Amazônia, para implantar o Cadastro Ambiental Rural, dando condições para uma produção sustentável.

Outros três fóruns regionais aconteceram nos meses de outubro e novembro nas cidades de Araguaína, Peixe e Lagoa da Confusão. Os eventos antecedem o 2º Fórum Estadual das Águas, marcado para ocorrer nos dias 27 e 28 de novembro em Palmas.