Notícia publicada em 28/06/2014
Festa Junina em Santa Rosa - Arraiá Tia Mireta

28/06/2014 - Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

Em junho, é tradição colocar uma roupa xadrez e sair em busca de lugares para comer canjica, tomar um quentão e ouvir música típica. Neste ano, a animada época coincide com a Copa do Mundo. Os eventos em clubes, colégios e igrejas, contudo, seguem a receita de sempre: tradicionais barraquinhas,
deliciosas comidas, muitas brincadeiras e apresentações.

Em Santa Rosa, a Festa Junina "Arraiá da Tia Mireta" , promovida pela equipe e alunos da escola Tia Mireta ,com apoio da Prefeitura, é uma tradição que já dura anos e a cidade inteira, participa da festa.
Quem já participou de uma festa dessas sabe como é ótima e sabe também, como é animada e diferente; como é somente uma vez no ano, as pessoas se divertem sempre querendo mais.

As criançãs: meninos e meninas vestidos com roupas de caipiras , chapéus e pinturas imitando barbas e bigodes formavam pares, orientados pelos animadores Silvano e Zé Bala ,dançavam os passos da tradicional quadrilha* com uma animação e alegria expontânea. Muito emocionante ve- los.

Foram 3 quadrilhas que se apresentaram na festa, uma composta por crianças pequenas, outra por crianças um pouco maiores, e outra por adolescentes. Por último se apresentou a quadrilha "Arrasta Povão" da cidade de Natividade.

Aconteceu também a escolha da rainha, princesa e rei do Arraiá 2014 e o soteio de um celular e uma filmadora.

A presença do público foi enorme, contando inclusive com a participação do prefeito Ailton Araújo que esta sempre presente aos eventos da cidade junto com a primeira dama Nádia Araújo e seus filhos.

Presentes também vereadores e outras autoridades.

A festa continuou com as pessoas se divertindo, dançando ao som de um forró bem tocado pelo "Geilton Fera do Forró". A festa rolou até altas horas.

Mais do que arte e dança, a quadrilha junina é uma expressão da cultura popular. Nós da Prefeitura de Santa Rosa, apoiamos iniciativas que valorizam a cultura popular. Disse o prefeito Ailton Araújo.

No ano que vem tem mais!

A quadrilha: origem

*A quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas.
Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais. Era dançada pela elite europeia e veio para o Brasil durante o período da Regência (por volta de 1830), onde era febre no ambiente aristocrático.

Da Corte carioca, a quadrilha acabou caindo no gosto do povo. Ao longo do século XIX, a dança se popularizou no Brasil e se fundiu com manifestações brasileiras preexistentes. “O brasileiro é um povo muito criativo e criou a forma estilizada de dançar a dança dos nobres”, opina a arte-educadora Lucinaide
Pinheiro.

A partir daí, diversas evoluções foram sendo incorporadas à quadrilha, entre elas o aumento do número de pares dançantes e o abandono de passos e ritmos franceses. As músicas e o casamento caipira que antecede a dança, também foram novidades incorporadas ao longo dos anos.