Notícia publicada em 18/06/2014
Aconteceu em Santa Rosa do TO no dia 18-06- 2014 o Fórum Selo Unicef _ Município aprovado

18 de junho de 2014
Nádia Cristina

Os Fóruns Selo Unicef – Município Aprovado são estratégias desenvolvidas para promover o fortalecimento da participação social nos processos de planejamento, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas de proteção à crianças e adolescentes, residentes em municípios que compreendem a Amazônia Legal. Os trabalhos serão coordenados pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura e a Comissão Municipal Pró-Selo. O Selo Unicef – Município Aprovado é uma iniciativa que busca ajudar o Brasil a cumprir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Os ODM são metas mundiais definidas em 2000 e assinadas pelos governos de 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil.

Realizamos o Fórum Selo Unicef _ Município aprovado, edição 2013 a 2016, no município de Santa Rosa do Tocantins no dia 18 de junho de 2014.

A participação ativa das crianças e adolescentes, da população e seus diversos segmentos foi surpreendente, o interesse em desejar um município melhor nas ações de políticas públicas direcionada para o público alvo foi determinante!

Na chegada ao fórum profissionais das áreas da assistência social e educação fazíamos o acolhimento dos participantes, realizando o cadastramento e inscrições, e logo em seguida recebiam uma tarjeta com a seguinte pergunta: Criança tem direitos? Os participantes ja dirigiam-se para o local onde o Fórum foi realizado interagindo com o evento.

Durante o Fórum a articuladora do selo Unicef, Nádia Araújo, secretária municipal de saúde, abordou a importância do selo para o município, e a participação da comunidade no planejamento das políticas públicas direcionada para crianças e adolescentes.

Alunos das escolas municipais e estaduais, representantes da comunidade Quilombola, de assentamentos, igrejas, associação comunitária, conselhos, beneficiários do Programa Bolsa Família, pais e mães, gestantes e nutrizes, em fim toda comunidade proporcionou ao Fórum um espaço legítimo de participação na identificação das problemáticas e na elaboração de um plano de ação onde a igualdade de direitos e garantias de direitos sejam assegurados!

Um agradecimento a todos que planejaram este evento e principalmente a equipe pro selo e ao CMDCA do município de Santa Rosa do Tocantins.