Notícia publicada em 03/06/2014
Aconteceu em Santa Rosa do Tocantins, o maior festival de música folclórica do Tocantins

03/06/2014
Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

Além do festival em si, o evento contou com festival gospel, animado por uma excelente banda que movimentou jovens e adultos ao som de músicas evangélicas modernas e agitadas. Outras atrações foram o cantor Anunciato Rodrigues ganhador do concurso do programa Faustão e as bandas Sela Rasgada, que contagiou a plateia com seus sucessos entre eles “A filha mais nova do patrão”. Anjo Azul, e por fim Cia do Kuarto que encerrou com um animado show o grande festival.

O XII Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantins é um evento realizado pela prefeitura Municipal de Santa Rosa todos os anos e esta edição, como as outras foi um enorme sucesso, com distribuição de troféus e premiação em dinheiro para os vencedores nas diversas categorias. Roda, Catira, Caixa, Viola, Sússia, (também conhecida como súcia ou suça), Vena, Congada, Tambor, e Arrieiro, disputadas entre municipal, com participantes de todo o município de Santa Rosa e estadual com foliões das mais diversas localidades do estado.

Destaques para o pequeno Josiel (3) anos, que deu um show a parte, tocando caixa e fazendo a Vena. Brilhante e competente apresentações, apesar da pouca idade a tradição esta no sangue. O pequeno é filho do falecido folião Zesinho Bomfim, que tanto abrilhantou a cultura da região.

Ailton Araújo o idealizador do festival se sentiu recompensado pela apresentação do folião precoce e de outros jovens adolescentes que se apresentaram. É por isso que idealizamos este festival, para manter a chama de nossas tradições , para que cada vez mais jovens se interessem por nossa cultura, que é rica e diversa. Disse.

Como parte do festival aconteceu uma empolgante cavalgada com a participação de diversas comitivas de Santa Rosa e região, o organizador foi o vice Prefeito Domingos Rapaz que entusiasmado ofereceu um grande churrasco chácara do Cabo Oswaldo, onde foi a concentração dos cavaleiros e de onde partiu a cavalgada .

Os cavaleiros guiados por uma linda jovem montada num boi, percorreram as ruas da cidade até o recinto do festival, onde foi oficiada uma missa campal celebrada pelo padre Aderso Alves dos Santos, mais conhecido como o padre da galera da Paróquia Bom Jesus da Serra, de Taquarussu Grande.Vigário carismático, bem humorado que emocionou os presentes com seu sermão; e sua piadas. A missa foi acompanhada por uma banda musical que sempre acompanha o padre.

No dia 1 em comemoração aos 25 anos (Jubileu de Prata) de Santa Rosa teve corrida à pé (Até o prefeito brincou de correr, ficando em terceiro lugar numa disputa de 3), de bicicleta e uma corrida de cavalos com disputa, em várias categorias. Participaram alguns excelentes animais da região.

O Festival foi um sucesso, com presença de milhares de visitantes que compareceram todos os dias lotando seus bares e restaurantes, parque de diversão, arena do rodeio.
A segurança foi impecável, com a presença da PM, que se manteve atenta durante os 4 dias. Nem um incidente foi registrado. Confirmou o tenente, comandante do destacamento local.

Os Sulistas (Paranaenses, gaúchos, catarinenses..) que ja fazem parte da população local também se fizeram presentes, apresentando um um excelente sanfoneiro (Gaiteiro). A tenda montada por eles serviu churrascos e um porca assado inteira, muito deliciosa.

A tenda da saúde estava presente com o pessoal, distribuindo preservativos e orientando as pessoas. A postos uma ambulância com equipe composta por enfermeiros padrão e técnicos em enfermagem que se revessavam, sempre prontos para qualquer eventualidade.

A energia resolveu faltar no primeiro dia, antes da abertura do Festival Gospel e no terceiro dia, conseqüência de um circuito na rede elétrica. Mas nada disso ofuscou o brilho do evento. Carros particulares com potentes aparelhagens de som continuaram tocando e as pessoas dançaram e se divertiram até o restabelecimento da energia, que demorou pouco mais de 50 minutos. Nos dois casos as equipes da prefeitura e da Celtins entraram em ação rapidamente para solucionar o problema.

O prefeito Ailton lamentou consternado o incidente, e agradeceu a animação dos donos dos carros.
Estima-se que mais de 10 mil pessoas estiveram no XII Festival, entre elas os prefeitos de Silvanópolis, Claiton Georgetti, Pindorama, Almir Batista, Ipueiras, Hélio Carvalho, diversos vereadores entre eles, Valdemar Junior, de Palmas, o Senador Vicentinho Alves, o deputado Estadual Eduardo do Dertins, sempre presente aos evento de Santa Rosa, o deputado Federal Eduardo Gomes, grande amigo dos santarosenses.

O prefeito Ailton Araújo agradece a presença de todos e os convida desde já para o XIII Festival em 2015.