Notícia publicada em 08/05/2014
Prefeitura de Santa Rosa entrega notbooks aos alunos da rede pública municipal

08/05/2014 - Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

O prefeito Ailton Araújo de Santa Rosa do Tocantins, acompanhado da Primeira Dama Nádia Cristina Araújo e do Secretário de Educação do município Luiz Armando, realizaram a entrega de laptops do projeto UCA, na Escola Municipal Tia Mireta.
Receberam também os equipamentos alunos das escolas do distrito de Cangas e Povoado Morro São João.

O projeto Um Computador por Aluno é “um projeto de inclusão digital pedagógica nas escolas, com repercussão na família, baseado em um notebook , tipo subnotebbok, ou um laptop de baixo custo, apto ao enlace de conectividade sem fio (em rede mesh ou wireless), objetivando o conhecimento e tecnologias que oportunizam a inovação pedagógica nas escolas públicas” (Proposta de Avaliação UCA, 2010).
O projeto é desenvolvido em sintonia com o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e com os propósitos do Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, o Projeto UCA pretende criar e socializar novas formas de utilização das tecnologias digitais nas escolas públicas brasileiras, para ampliar o processo de inclusão digital escolar e promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação.

A implantação desse projeto, em escala mais ampla, pressupõe a formação de recursos humanos que serão, paulatinamente, envolvidos em sua operacionalização para disseminar a proposta e dinamizar a inovação na escola por meio de práticas educacionais que possibilitem novas e ricas aprendizagens aos estudantes, aos professores e aos gestores escolares.

Na ocasião o prefeito visitou também uma exposição de artes dos alunos da rede municipal, parte do programa da Secretaria de Educação, Arte nas Escolas. O programa incentiva os alunos a soltarem a criatividade em diversas atividades , como dança, desenho, pinturas entre outras.