Notícia publicada em 02/05/2014
Realizada colheita de lavoura comunitária de Santa Rosa.

02/05/2014 - Jorge Alex Neri - DRT 936MTB/MS

Famílias participantes do Bolsa Família sem terras de Santa Rosa do TO
colhem safra da lavoura comunitária.

Em parceria com a ASSISTO – Associação Assistencial Comunitária de Santa Rosa, a Prefeitura de Santa Rosa do TO, através da Diretoria de Agricultura e Associativismo, realizaram a colheita da lavoura comunitária desta safra. O início do programa foi em janeiro deste ano com a preparação do solo, feito com equipamentos da Prefeitura e ajuda dos associados.

A Prefeitura além dos equipamentos forneceu os insumos para correção do solo, calcário e adubos e ainda a colheitadeira usada ne colheita.

No programa deste ano foram beneficiadas 100 (cem) famílias . O prefeito Ailton Araújo afirmou que a prefeitura vai continuar cumprindo o seu papel de auxiliar na produção de alimentos para melhorar o padrão nutricional das famílias de seu município, principalmente as crianças. “Queremos ver os pequenos produtores rurais produzindo e gerando renda, colhendo mais e tendo produtos de qualidade”, disse o prefeito.
Ailton Araújo acompanhou de perto todo desenvolvimento do programa, desde a preparação do solo, até a colheita, sempre dando conselhos e ouvindo a opinião dos beneficiados.
“Essa ajuda que estamos recebendo da prefeitura tem estimulado nossa vontade de progredir”, disse uma associada entusiasmada no meio colheita.

Outro agricultor afirmou que teria arroz garantido para o resto do ano.” É bom saber que este ano não vou precisar comprar arroz, vou usar o dinheiro para comprar umas galinhas pra criar”. Disse.

A safra deste ano foi de aproximadamente 1.000 sacas de arroz, que serão divididas entre os associados de forma igualitária.
Além da lavoura comunitária a prefeitura continuará apoiando os pequenos produtores rurais na cessão de tratores para gradação de terras. Para isso foram adqueridos 4 novos tratores e diversos equipamentos agrícolas.
Com estes novos equipamentos pretendemos atender mais produtores. Disse o diretor de agricultura e Associativismo- Mauro Batista.
Nesta safra a prefeitura atendeu mais de 319 pequenos produtores rurais, fazendo gradagens e transporte de calcario.

A meta para a próxima safra e atender se possível todos eles, gerando renda e bem estar. Afirmou Ailton Araújo.