Notícia publicada em 31/10/2017
O Outubro Rosa foi o mês de conscientização sobre o câncer de mama.

31 de outubro de 2017 - Ascon SRT

Prefeitura de Santa Rosa, pela Secretaria de Saúde durante o Outubro Rosa trabalhou na conscientização da Importância na Prevenção do Câncer de Mama.

Mamografia Anual Ajuda a Detectar Tumores Precoces
O câncer de mama é o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta frequência e pelos seus efeitos psicológicos, que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Este tipo de tumor é a principal causa de morte de mulheres com câncer no país. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para 2013 é de 53 mil casos novos em nosso país.

A mastologista Karimi Amaral, da Clínica da Mama, afirma que enquanto o número de casos diagnosticados aumenta, a mortalidade, também registra uma queda de 0,6% ao ano.

Para a médica, o aumento do diagnóstico do câncer de mama se deve a dois fatores: avanços da medicina e informações sobre prevenção e tratamento. “As mulheres estão entendendo a importância de buscar atendimento com o médico e de fazer o exame de mamografia como prevenção”, afirma Karimi. Ela explica que a hereditariedade é responsável por 10% do total de casos. Mulheres com histórico familiar de tumor maligno de mamas, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, devem procurar um mastologista para orientações.

Foram realizadas palestras sobre o tema, passeatas pelas ruas da cidade para chamar a atenção e uma grande concentração diante do predio da prefeitura municipal, que contou com servidores da saúde, agentes comunitários de saúde que colaboraram durante o "Outubro Rosa".

Segundo a secretária de Saúde e Saneamento Núbia Maria, o resultado da campanha foi muito positivo, tendo alcançado o objetivo proposto que foi conscientizar um número cada vez maior de pessoas sobre este mal que pode ser curado completamente se detectado precocemente.