Notícia publicada em 16/03/2013

(PSE)

11 A 15 DE MARÇO DE 2013

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DA SAÚDE DA FAMÍLIA

Nos dias onze a quinze de março de dois mil treze foi realizado pela Prefeitura de Santa Rosa do Tocantins em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde a primeira semana da SAÚDE NA ESCOLA deste mesmo município, em que foram atendidas as escolas da rede municipal e estadual de ensino.

A equipe de Saúde da Família da zona rural e urbano composta por médicos, enfermeiros e cirurgiões dentista, fisioterapeuta, técnicos em saúde bucal, e técnicos em enfermagem desenvolveram atividades educativas, visando à promoção a saúde e bem estar social da comunidade.

Foram realizadas palestras educativas sobre: DST/AIDS, TABACO/DROGAS, gravidez na adolescência, alimentação saudável, prevenção de caries, técnica correta de escovação e dicas para manter uma postura correta.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

CHECHE TIA NOCA DIA 11/03/2013

MANHÃ E TARDE:

Avaliação Antropométrica (Peso e Estatura) foram crianças de (0 a 5 anos);
Palestras  ilustrativas através do multimídia  sobre alimentação saudável para criança de (04 a 05 anos);
Palestras com o uso de macro modelo, cartazes e figuras ilustrativas (técnica de escovação);
Aplicação de flúor e escovação supervisionada;
Entregue kits de higiene oral (Escova de dente, creme dental e fio dental) para os alunos com idade até dez anos.

COLEGIO TENENTE SALVADOR RIBEIRO DIA 12/03/2013

MANHÃ E TARDE:

Avaliação Antropométrica (Peso e Estatura) foram crianças de (11 a 14 anos);
Aplicação de flúor e escovação supervisionada.
Dinâmica sobre postura correta para sentar, levantar, dormir e  carregar mochila escolar.

ESCOLA MUNICIPAL TIA MIRÊTA

Avaliação Antropométrica (Peso e Estatura) foram crianças de 06 a 10 anos);
Aplicação de flúor e escovação supervisionada.
Teste de acuidade visual, crianças de (11 a 14 anos);

ESCOLA MUNICIPAL PEDRO RODRIGUES NETO (DISTRITO DE CANGAS)

Avaliação Antropométrica (Peso e Estatura) foram crianças de 06 a 10 anos);
Palestras  ilustrativas através do multimídia sobre DST/AIDS, tabaco, drogas e gravidez na adolescência; com idade de (11 a 14 anos);

ESCOLA ESTADUAL ZACHARIAS NUNES DA SILVEIRA

Avaliação Antropométrica (Peso e Estatura) foram crianças de 07 a 10 anos);
Palestras  ilustrativas através do multimídia  sobre alimentação saudável para criança de (07 a 10 anos);
Teste de acuidade visual, crianças de (11 a 14 anos);

TOTALIZANDO AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS FORAM EXECUTADAS:

Ø  22 palestras para um público: crianças, adolescentes e adultos com uma estimativa de 1500 estudantes da rede de ensino publico.

Ø  Foram realizadas 190 Avaliação Antropométrica em estudantes da rede de ensino publico.

Ø  Realizado o teste de acuidade visual em 190 estudantes da rede de ensino publico, detectando déficit visual em 14 alunos; necessitando de encaminhamento para oftalmologista.

Ø  Aplicação tópica de flúor com o auxílio de moldeiras descartáveis para 1350 estudantes.

Ø  Foram entregues 635 kits de higiene oral (Escova de dente, creme dental e fio dental) para os alunos com idade até dez anos

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE TRABALHOU NAS AÇÕES DO PSE

Ø Dr. Helio Fernando (Clinico Geral)

Ø Nubia Maria Pereira Dias (Enfermeira PSF Rural)

Ø Maria Eugenia A. J de Mendonça (Enfermeira PSF urbano)

Ø Lucas Baltazar A. de Mendonça (Cirurgião Dentista)

Ø Elielene Caldeiras Fernandes (Técnica em Saúde Bucal)

Ø Frederico Neri de Cerqueira Junior (Cirurgião Dentista)

Ø Ana Rosa Pereira da Silva (Auxiliar em Saúde Bucal)

Ø Sueli Maria R. de Araujo dos Santos (Diretora de Saúde)

Ø Lucivania Pinto de Queiroz (Técnica em Enfermagem)

Ø Carlos Eduardo Negre Victorio (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Valderi Nere Belém (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Agenaldo Teixeira de Oliveira (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Renato Nere Belém (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Dezailda Pinto de Abreu (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Benta Rodrigues Neto (Agente Comunitário de Saúde)

Ø Eviladio Pinto Cerqueira (Agente Comunitário de Saúde)

Através destas ações socioeducativas pode-se perceber a dedicação e o empenho do poder executivo para desenvolver um trabalho sério, que busca atender de maneira integra e transparente as diretrizes das políticas públicas em saúde bucal.

RODRIGO BATISTA DA SILVA
Secretário Munipal de Saúde e Saneamento