Notícia publicada em 09/03/2013

09 de março de 2013

Foi realizado em Santa Rosa do Tocantins o I-SEMINÁRIO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE SANTA ROSA DO TOCANTINS em 09 de março de 2013, com a presença de técnicos das áreas de Micro Crédito Orientado, do Incra , da Agencia Tocantinense das Saneamento, Energias Limpas, Crédito Agrário na Agricultura Familiar, entre outros de grande importância para esclarecimentos e orientações sobre os assuntos apresentados neste Simpósio.

O Prefeito de Santa Rosa Ailton Araújo abriu o evento com a presença de autoridades convidadas, os prefeitos de Silvanópolis, Claiton José Georgetti, Ipueiras,Hélio Carvalho dos Anjos, Ponte Alta do Tocantins,José Aparecido de Araújo, o presidente da Agencia de Saneamento do Tocantins Edmundo Galdino, o superintendente do Incra no Tocantins Sr Ruberval G da Silva, Izamar Ribeiro Moraes – Presidente Estadual do Pro divino, Olimpio Mascarenhas – Superintendente de Produção de Energias Limpas, Elondir José Biazibetti- Gerente de mercado agronegócios, Agostinho de Oliveira Chaves – Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marivaldo Gonçalves de Melo – Superintendência do Banco da Amazônia - TO, Claudio Luiz Damé Sayão Lobato e Arlette Amarylles Rocha Mascarenhas – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e Pedro Henrique Rezende de Alcântara- Pesquisador da EMBRAPA.
            Na oportunidade o prefeito resaltou a importância do evento para a economia do município que por vocação é voltado para a produção rural. Com orientação técnica e financiamentos é possível um melhoria significativa na renda das famílias.
Grandes e pequenos produtores , estudantes, pessoas interessadas em conhecer as novidades da agricultura familiar, e das linhas de creditos compareceram em massa ao Ginásio de Esportes onde ocorreu o evento.
            Uma das palestras que chamou mais atenção foi sobre as potencialidades de produção de seringueiras. Os presentes prestaram muita atenção às palavras do técnico palestrante que também é produtor e ao fim de sua explanação foi questionado sobre vários aspectos do programa, as pessoas queriam saber tudo a respeito das possibilidades de manuseio e ganhos com esta cultura.
           Todos foram convidados para participar data futura de um dia de campo sobre seringueiras no Município vizinho, Natividade.
            Seguem abaixo os temas e palestrantes que abrilhantaram este grande acontecimento.

Micro- crédito produtivo orientado.
Izamar Ribeiro Moraes – Presidente Estadual do Pro divino

Ações do INCRA nos Assentamentos
Ruberval G. da Silva – Superintendente do INCRA no Tocantins

Programa Tocantins Sem Sede
Edmundo Galdino – Presidente da Agência Tocantinense de Saneamento

Caminhos legais para o Licenciamento Ambiental e técnica de geoprocessamento em pequenas propriedades.
Olimpio Mascarenhas – Superintendente de Produção de Energias Limpas

Aquicultura e o seu desenvolvimento no estado e Compra direta local da agricultura familiar
Representante do Ruraltins

Micro crédito para a agricultura familiar
Elondir José Biazibetti- Gerente de mercado agronegócios

Programa Selo Combustível Social - Produção de Oleaginosas por Agricultores Familiares para produção de Biodiesel
Representante Granol

Credito agrário na agricultura familiar

Arranjo produtivo para cultura da seringueira para a agricultura familiar no Estado do Tocantins

Linhas de crédito
Marivaldo Gonçalves de Melo – Superintendência do Banco da Amazônia - TO

Melhoramento Genético no Rebanho Leiteiro
Claudio Luiz Damé Sayão Lobato e Arlette Amarylles Rocha Mascarenhas – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.

Transferência de tecnologia na agricultura familiar
Pedro Henrique Rezende de Alcântara- Pesquisador da EMBRAPA

Ao encerrar o seminário o prefeito Ailton Araújo agradeceu a presença de todos e falou do seu entusiasmo com a presença maciça do povo em geral. São eventos assim que me levam a acreditar que estamos no caminho certo, incentivando e esclarecendo as pessoas da importância conhecimento para melhor produção, resaltou Ailton Araújo.