Notícia publicada em 21/09/2017
Com estiagem prolongada prefeitura de Santa Rosa socorre população co carros-pipa e poços artesianos.

21 de setembro de 2017 – Jorge Alex Neri

A estiagem este ano na região de Santa Rosa do TO, está muito severa, não chove ha muito tempo, e os córregos pequenos e nascentes estão secos.

A prefeitura municipal buscou apoio do Governo do Estado através da ATS, para conseguir caminhões pipas para amenizar a situação na zona rural, só recebeu promessas.

Em reconhecimento ao decreto de emergência por falta d'agua emitido pela prefeitura, a defesa civil nacional firmou convênio com a prefeitura para que fosse possível a contratação de 3 caminhões pipas que estão fazendo a distribuição nas regiões mais afetadas.

Agora o problema está afetando a zona urbana, mas este é um problema decorrente também da falta de investimentos da concessionária do serviço de abastecimento.

Segundo Ailton Araújo, prefeito municipal, se não fosse o poço artesiano da prefeitura, cedido a concessionária o problema seria muito maior.

Diante deste quadro desolador a prefeitura municipal de Santa Rosa tem tentado amenizar a situação distribuindo água pra população com o único caminhão-pipa alugado pela prefeitura.

Mas não é só isso. Entre outras providências perfurou poços artesianos no Distrito de Cangas, na escola Tia Mireta e recuperou o do PS de Santa Rosa.

Todas estas providências estão atenuando o problema, até que as chuvas voltem e também aconteçam os investimentos da concessionária necessários a melhorar a distribuição de aguá em Santa Rosa.