Notícia publicada em 23/11/2016
3ª Semana do bebê em Santa Rosa do TO

Como no evento do ano passado, a 3ª"Semana do Bebe", esta sendo realizada com entusiasmo primeira dama Nádia Cristina Secretária de Assistência Social, que  incluiu no evento palestras, com autoridades. Também fizeram parte, oficinas de cultura local, como danças e outras manifestações, como capoeira, e teatrinhos visando realçar, saúde e educação das crianças.

Nesta semana foram atendidas também bebes de colo, com atendimento pediátrico. Mães foram orientadas por nutricionistas sobre alimentação neonatal e infantil.

Durante a 3° Semana do Bebe, compareceram a praça da Prefeitura Municipal onde se realizou o evento, centenas de crianças, pais e público em geral para assistirem as palestras, oficinas, apresentações e brincadeiras, organizadas pela incansável equipe das secretarias de assistência Social, Educação, e Saúde que se uniram para realização desta segunda semana do bebe.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A disseminação da Semana do Bebê por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.

A Semana do Bebê e a iniciativa: Uma Promessa Renovada

Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, uma iniciativa do UNICEF e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O objetivo é reduzir a mortalidade na infância para 20 ou menos óbitos de crianças por 1.000 nascidos vivos em todos os países até 2035.

Para os países como o Brasil, cuja a taxa da mortalidade na infância está abaixo de 20/1000, o desafio é reduzir essa taxa nas populações mais vulneráveis.

O cumprimento dessa meta histórica salvará a vida de 45 milhões de crianças a mais até 2035, fazendo com que o mundo chegue mais perto da meta de acabar com as mortes evitáveis de crianças.

O evento foi esta sendo realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa do TO em parceria com a Unicef e apoio das Secretarias de Assistência Social de Educação, Saúde e Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI).

E vai de 21 a 25 de novembro.