Início
Notícia publicada em 21/06/2016
Continuação da capacitação dos trabalhadores da

21 de junho de 2016 – Por Jorge Alex Neri

O prefeito Ailton Araújo em companhia do instrutor dos cursos  Bruno Silva do Convênio  SUDAM/PREFEITURA visitou as hortas que estão sendo implantadas como parte dos cursos ministrados ao agricultores familiares assentados nos assentamentos PA Carajá e PA Bom Jesus.

Estas hortas são a continuação dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Santa Rosa com apoio da SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.

Atraves do covênio firmado foi possível ministrar cursos como: “Práticas Fitotécnicas e Edafológicas em Pequenas Propriedades Rurais” sua programação pedagógica incluiu Interpretação dos resultados de análises de solo; Manejo da matéria orgânica; Uso das tabelas de adubação; Métodos e técnicas de adubação; Técnicas de medição de vazão em córregos e nascentes; e outros temas.

Foram 4 etapas para a preparação das famílias. As primeiras etapas (1 e 2) desta capacitação aconteceu no Distrito de Cangas em novembro e dezembro do ano passado (2015); teve duração de 92 horas cada uma e beneficiou mais de 60 agricultores.
A terceira etapa formou agricultores de assentamento PA Carajás e beneficiou, mas de 30 (trinta) famílias de assentados.

A quarta etapa atendeu também os trabalhadores rurais do assentamento PA Bom Jesus e atingiu mais de trinta famílias.

Nesta nova faze as aulas também foram práticas e envolveu a preparação e plantio de hortas comunitárias nos 2 assentamentos  e no distritos de Cangas.

A entrega dos certificados aconteceu nos assentamentos PA Carajás e PA Bom Jesus e contou com a participação de  Bruno Silva e do prefeito Ailton Araújo.

Na ocasião o Prefeito se comprometeu com a doação pela prefeitura de bombas d'agua alimentadas a energia solar para a irrigação das hortas que estão sendo preparadas.

Para o instrutor do Curso, Bruno Silva, essa qualificação possibilita que a renda desses trabalhadores aumente, pois a aplicação de melhores técnicas no cultivo do milho, arroz e soja, permite que esses produtos possam ser vendidos para empresas de grande porte instaladas no município. Além disso, a qualificação evita o êxodo rural, pois sem as técnicas adequadas, muitas vezes, os trabalhadores abandonam suas terras e vão morar nas áreas urbanas. “Os alunos tiveram uma boa participação ao longo de todas as aulas teóricas e práticas, a maioria alegou que tinha interesse em adquirir novos conhecimentos. Durante o curso ganharam novas habilidades e aperfeiçoarem as que já possuíam e em quase sua totalidade com interesse de trabalhar ou ter uma horta”, relatou Silva.

Já para o prefeito Ailton Araújo foi mais um passo rumo a melhoria na renda na renda do trabalhador rural e da formação do cinturão hortefrutegrangeiro de Santa Rosa. Um projeto da diretira de agricultura idealizado pelo Prefeito.

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"\"\"

\"\"\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"\"\"

\"\"

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Contato
Praça. AnaThomaz Nunes, S/N - Centro
(63) 3388 1143
contatos@santarosa.to.gov.br
Contato úteis
Bombeiros
Correios
Delegacia da Mulher
Polícia Civil
190
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Webmaster resp.
Jorge Alex Neri
Fone:61 92131350
E-mail: jorgealex.neri@gmail.com
© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Desenvolvido por: