Notícia publicada em 21/06/2016
Continuação da capacitação dos trabalhadores da

21 de junho de 2016 – Por Jorge Alex Neri

O prefeito Ailton Araújo em companhia do instrutor dos cursos  Bruno Silva do Convênio  SUDAM/PREFEITURA visitou as hortas que estão sendo implantadas como parte dos cursos ministrados ao agricultores familiares assentados nos assentamentos PA Carajá e PA Bom Jesus.

Estas hortas são a continuação dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Santa Rosa com apoio da SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia.

Atraves do covênio firmado foi possível ministrar cursos como: “Práticas Fitotécnicas e Edafológicas em Pequenas Propriedades Rurais” sua programação pedagógica incluiu Interpretação dos resultados de análises de solo; Manejo da matéria orgânica; Uso das tabelas de adubação; Métodos e técnicas de adubação; Técnicas de medição de vazão em córregos e nascentes; e outros temas.

Foram 4 etapas para a preparação das famílias. As primeiras etapas (1 e 2) desta capacitação aconteceu no Distrito de Cangas em novembro e dezembro do ano passado (2015); teve duração de 92 horas cada uma e beneficiou mais de 60 agricultores.
A terceira etapa formou agricultores de assentamento PA Carajás e beneficiou, mas de 30 (trinta) famílias de assentados.

A quarta etapa atendeu também os trabalhadores rurais do assentamento PA Bom Jesus e atingiu mais de trinta famílias.

Nesta nova faze as aulas também foram práticas e envolveu a preparação e plantio de hortas comunitárias nos 2 assentamentos  e no distritos de Cangas.

A entrega dos certificados aconteceu nos assentamentos PA Carajás e PA Bom Jesus e contou com a participação de  Bruno Silva e do prefeito Ailton Araújo.

Na ocasião o Prefeito se comprometeu com a doação pela prefeitura de bombas d'agua alimentadas a energia solar para a irrigação das hortas que estão sendo preparadas.

Para o instrutor do Curso, Bruno Silva, essa qualificação possibilita que a renda desses trabalhadores aumente, pois a aplicação de melhores técnicas no cultivo do milho, arroz e soja, permite que esses produtos possam ser vendidos para empresas de grande porte instaladas no município. Além disso, a qualificação evita o êxodo rural, pois sem as técnicas adequadas, muitas vezes, os trabalhadores abandonam suas terras e vão morar nas áreas urbanas. “Os alunos tiveram uma boa participação ao longo de todas as aulas teóricas e práticas, a maioria alegou que tinha interesse em adquirir novos conhecimentos. Durante o curso ganharam novas habilidades e aperfeiçoarem as que já possuíam e em quase sua totalidade com interesse de trabalhar ou ter uma horta”, relatou Silva.

Já para o prefeito Ailton Araújo foi mais um passo rumo a melhoria na renda na renda do trabalhador rural e da formação do cinturão hortefrutegrangeiro de Santa Rosa. Um projeto da diretira de agricultura idealizado pelo Prefeito.

\"\"\"\"\"\"

\"\"\"\"\"\"