Notícia publicada em 06/06/2016
Mais uma vez o sucesso marcou o FESTIVAL DE MÚSICA FOLCLÓRICA DE SANTA ROSA DO TO.

06 de junho 2016 – jorge Alex Neri – Ascom SRT

História

Em uma região de fortes tradições coloniais, onde as cidades mais antigas surgiram da influencia de aventureiros em busca de riquezas, principalmente ouro e pedras preciosas, trazendo em seu rastro, escravos, comerciantes, bandeirantes e também religiosos, padres, e freiras que foram se estabelecendo e fundando povoados que se tornaram as cidades que hoje conhecemos, Arrais, Conceição, Natividade, Taguatinga, Dianópolis e a principal desta região, Porto Nacional que por estar as margens do rio Tocantins servia de entreposto comercial e rota de saída e entrada de mercadorias.

Com eles também vieram culturas diversas, mescladas por lendas, musicalidade e religiosidade com fortes influencia colonial. Esta rica mistura se adaptou ao longo dos tempos, algumas se perderam completamente, outras perderam tanto suas características originais e se transformaram em uma nova e híbrida manifestação.

A necessidade de manter a identidade de certos costumes e tradições tem se manifestado em atitudes de alguns líderes que acham que as raízes não podem ser perdidas e não só acreditam de forma passiva. Ailton Araújo é um desses que certamente entrarão para a história por acreditar e tomar atitudes concretas para preservar, e mais ainda divulgar a rica cultura do sudeste tocantinense através do FESTIVAL DE MÚSICA FOLCLÓRICA que idealizou e realiza todos os anos na cidade de Santa Rosa do Tocantins.

O festival

O Festival é uma mescla de manifestações musicais como RODAS, CATIRAS, TAMBÔ, e CAIXA, danças como a SÚSSIA e religiosas como o CONGADO e a VENA.

Realizado pela prefeitura Municipal de Santa Rosa todos os anos premia os vencedores com troféus e dinheiro são diversas categorias. Roda, Catira, Caixa, Viola, Sússia, (também conhecida como súcia ou suça), Vena, Congada, Tambor, disputadas entre as categorias municipal, com participantee de Santa Rosa e estadual com foliões das mais diversas localidades do estado. Esta foi a forma encontrada para incentivar e manter viva a cultura regional.

O prefeito Ailton Araújo planeja para o futuro a construção de um "Sussódromo", local dedicado a manifestações folclóricas e culturais, onde também serão realizados os futuros festivais, para tanto esta buscando recursos nos órgãos competentes, ministérios, também com parlamentares e outros meios que possibilitem a obtenção dos recursos necessários para concretizar deste projeto, que será mais um passo na consolidação de Santa Rosa como um polo de folclore e cultura.

Eventos paralelos

Eventos paralelos também acontecem durante os 5 dias dedicados ao festival, como forma de atrair turistas ao município. São shows com artistas regionais e também de projeção nacional. Nesta XIV edição marcaram presença a cantora gospel Aline Barros patrocinada pelo Ministério do Turismo, Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Josafá também o famoso cantor Léu Magalhães, a dupla sertaneja Israel e Rodolffo e por último a banda de forró Kuarto de Empregada.

Dentre as atrações ouve rodeios todas as noites, na arena montada pela Cia de Rodeios JR, o público lotou todos os lugares disponíveis nas quatro noites.

A Boate online que funcionou todas as noites após os shows, atraiu centenas de jovens que curtiram um ambiente animado e ao mesmo tempo tranquilo e seguro.

Segurança e Saúde

A segurança foi impecável, a Polícia Militar e os seguranças particulares estiveram sempre presentes desencorajando qualquer confusão. Nem um incidente foi registrado.

A barraca da saúde estava presente com o pessoal distribuindo preservativos e orientando as pessoas. Uma ambulância com equipe composta por enfermeiros padrão e técnicos em enfermagem, foi disponibilizada e se mantiveram, sempre prontos para qualquer eventualidade. Bem como também estavam a postos brigadistas particulares que atuaram na prevenção de acidentes.

Economia local

Foram 5 dias de diversão empolgantes que atraíram para a cidade, milhares de turistas, beneficiando a economia local, como restaurantes, hotéis, pousadas, lanchonetes, barracas e comércio ambulante que viram seu faturamento mais que triplicar durante o evento.

Foi registrada as presenças de prefeitos de cidades vizinhas. O governador Marcelo Miranda foi representado pelo Secretária da Casa Civil do Governo, Dr. Télio Leão Ayres, representando deputado estadual Eduardo do Dertins veio seu chefe de gabinete Valbemar Rocha, acompanhado do assessor Rainel Rodrigues. Outras autoridades se fizeram presentes, com destaque para o Senador Vicentinho Alves e deputado federal Vicentinho Junior que na ocasião entregou várias notas de empenho para obras no município, conseguidas por meio de emendas parlamentares de sua autoria.

Apoiadores

Este evento só foi possível com apoio do Ministério do Turismo que patrocinou o show da cantora Aline Barros. Do deputado Estadual Eduardo do Dertins, que através de emenda individual bancou parte de shows e estruturas, e ainda o Deputado Estadual Olinto através de emenda conseguiu recursos para pagar parte da estrutura.

O prefeito Ailton Araújo agradece a todos que colaboraram para tornar possível um evento de tamanha envergadura, ao Ministério do Turismo, Governo do Estado do Tocantins, o amigo e companheiro deputado estadual Eduardo do Dertins, grande apoiador das causas de Santa Rosa ao amigo deputado Olinto, aos servidores municipais e outros companheiros que participaram desta grande empreitada para engrandecer e divulgar a cultura e o folclore tocantinense.