Notícia publicada em 28/03/2016
Prefeitura de Santa Rosa capacita trabalhadores da agricultura familiar

28 de março de 2016 – Por Jorge Alex Neri

A capacitação dos trabalhadores e produtores da agricultura familiar de Santa Rosa do Tocantins, com o objetivo de otimizar o desempenho agropecuário da região, é a meta do prefeito Ailton Araújo.

A oportunidade de alcançar este objetivo veio com a parceria entre a SUDAM - Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia e Prefeitura Municipal celebrado no ano passado, visando proporcionar aos produtores rurais da agricultura familiar oportunidades para adquirirem novos conhecimentos e conhecer novas tecnologias relativas às suas atividades de modo a superar as deficiências que limitam o alcance de melhor produtividade e produção na agropecuária.

Capacitação dos trabalhadores rurais da agricultura familiar é o foco do convênio celebrado entre a SUDAM e PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA ROSA DO TO.

As primeiras etapas (1 e 2) desta capacitação aconteceu no Distrito de Cangas em novembro e dezembro do ano passado (2015); teve duração de 92 horas cada uma e beneficiou mais de 60 agricultores.

A terceira etapa formou agricultores de assentamento PA Carajás e beneficiou, mas de 30 (trinta) famílias de assentados.

A entrega dos certificados aconteceu no Distrito de Cangas e contou com a participação de diversas autoridades, do representante da SUDAM Ney Pinheiro e do prefeito Ailton Araújo

Em breve, provavelmente na próxima semana terá início a quarta etapa das capacitações e desta vez serão beneficiados os trabalhadores rurais do assentamento PA Bom Jesus e deverá atingir mais de trinta famílias.

Atendendo uma antiga reivindicação dos agricultores familiares do município e também o desejo do prefeito Ailton Araújo, após esta quarta etapa haverá uma nova rodada de cursos, desta vez na área de hortifrutigranjeiro e fruticultura e deverá atender toda a região.

O prefeito Ailton Araújo enfatizou a importância dos cuidados com o cultivo e que os produtores procurem orientação na Diretoria de Agricultura do município, sempre que acharem necessário: “é a melhor maneira de alcançar um padrão na produção e assegurar produtividade elevada”.

A proposta da Prefeitura é incentivar a produção na agricultura familiar gerando renda e boa alimentação das famílias participantes.

Veja matéria publicada no site da SUDAM