Notícia publicada em 22/02/2016
Mega operação de combate ao Aedes aegypti acontece em Santa Rosa do To.

22 de fevereiro de 2016 - Por Jorge Alex Neri

A guerra contra o Aedes Aegypit continua a pleno vapor em Santa Rosa do Tocantins. Em reunião do Prefeito Ailton Araújo com seu secretariado foi elaborada as estratégias para uma mega operação de combate sem tréguas ao mosquito. As principais secretarias foram envolvidas, a coordenação foi da Secretaria da Saúde.

Na segunda-feira (15/02), a força tarefa se reuniu na frente da prefeitura, agentes de saúde, pessoal da limpeza urbana, do meio ambiente, operadores de máquinas, motoristas, encarregados, coordenadores, secretários e o prefeito municipal Ailton Araújo.

Máquinas e guerreiros prontos, foi dado o início ao combate!

As equipes saíram a campo verificando, nas casas os criadouros, foram verificados principalmente os pneus, latas, vidros, garrafas, vasos de flores, pratos de vasos, caixas de água, tonéis, latões, cisternas, piscinas, tampinhas de garrafas, bebedouros de animais, entre outros. Os moradores de locais onde foram encontradas as larvas do mosquito foram orientadas em como evitar sua proliferação.

Por outro lado, as equipes de limpeza urbana auxiliavam na remoção de entulhos encontrados nas casas e terrenos baldios. Os entulhos encontrados nas ruas foram removidos pelos caminhões caçambas, carregados pela retroescavadeira.

Tratores equipados com roçadeiras limparam os terrenos particulares e públicos eliminando de vez locais onde pudessem esconder criadouros.

Ampliação da campanha

A próxima etapa é fazer este mesmo trabalho no distrito de Cangas na próxima semana e depois no povoado do Morro São João.

Balanço

“Estamos acompanhando de perto as operações. São mais de 50 homens, mulheres e maquinas nas ruas lutando juntos em busca da erradicação do mosquito com atividades de monitoramento e conscientização aos moradores. A nossa meta é alcançar o maior número de pessoas possível através desta força-tarefa. Disse o Prefeito Ailton Araújo.

"Em linhas gerais estamos conseguindo alcançar os objetivos da campanha, foram mais de noventa por cento de lares visitados, centenas de toneladas de entulhos removidos e dezenas de terrenos limpos". Contabilizou o Prefeito.

Ailton Araújo disse ainda que Santa Rosa, não registrou nem um caso de dengue no ano de 2015, graças ao trabalho constante desenvolvido pela prefeitura na prevenção e combate ao Aedes aegypti todos os anos independente de calendário.

Prevenção

A Secretária de Saúde recomenda que a população siga algumas regras básicas para a prevenção e combate constantes ao mosquito transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zyka.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas

\"\"

Fotos da operação combate ao mosquito

\"Prefeito\"Equipamentos\"