Notícia publicada em 13/02/2016
Santa Rosa declara GUERRA ao Aedes aegypti

\"\"13 de fevereiro de 2016 - Jorge Alex Neri

O Prefeito Ailton Araújo reuniu sua equipe nesta sexta feira (12) para traçar planos de declarar GUERRA ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, chikungunya, febre amarela e zyka. A ordem do Prefeito é atacar sem trégua os criadouros do mosquito.

A partir desta segunda feira (15) o carro de som estará percorrendo as ruas de Santa Rosa, avisando a população sobre a operação de caça ao Aedes aegypti e solicitando que as pessoas colaborem, facilitando a entrada dos agentes de saúde e colocando seus lixos e entulhos nas calçadas para facilitar o recolhimento pela equipe da prefeitura.

Estarão envolvidos neste combate praticamente todas as secretarias municipais, os agentes de saúde, a equipe dos postos de saúde, além de mais 10 pessoas contratadas para este fim. Maquinas, caminhões, tratores e o que for necessário serão utilizados.

A estratégia é os agentes de saúde entrarem nas casas, quintais, terrenos baldios em busca de criadouros, uma vez localizados as equipes de apoio entrarão em cena, limpando e retirando os entulhos e recipientes com agua parada, como latas, pneus velhos, copos, garrafas, que serão colocados nos caminhões que estarão a disposição. Se preciso, maquinas rasparão os terrenos e os tratores farão um gradeamento revolvendo a terra e mato.

"O prazo para a conclusão desta guerra, é indeterminado, podendo durar o tempo que for preciso, até a erradicação de todos os possíveis criadouros do Aedes aegypti da cidade". Disse o Prefeito Ailton Araújo

Também o distrito de Cangas passara pela mesma operação, com todas as equipes tralhando no combate ao mosquito. Após a conclusão em Cangas o Povoado Quilombola do Morro São João também passara pelo mutirão anti-Aedes aegypti.

Santa Rosa não registrou nenhum caso de dengue no ano de 2015, graças ao trabalho que vem sendo realizado desde o início desta administração, que sempre que possível e necessário realiza operações de combate ao mosquito, independente de calendários.

Desta vez o combate será mais intenso, ja que o perigo tem aumentado, com a ameaça da zika, que está relacionada com a Microcefalia e esta se tornando um ameaça mundial, preocupando a OMS Organização Mundial da Saúde e quase todos os países do mundo.

O Brasil está quase perdendo a guerra contra o mosquito Aedes aegypti. "Todos temos de participar desta empreitada, só assim seremos capazes de vencer esta terrível ameaça que pode trazer sequelas para o resto da vida". Afirmou o Prefeito, e disse mais:

"Se depender do esforço dos santarosenses, continuaremos livres desta praga"