Notícia publicada em 10/02/2016
Carnafolia 2016 fez a alegria de foliões de Santa Rosa e região

Por Jorge Alex Neri

Quem queria diversão garantida, segurança, animação com excelentes bandas de renome nacional, encontrou tudo isso e muito mais nos 4 dias do Carnafolia 2016 em Santa Rosa do Tocantins.

O Carnafolia 2016 foi organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Eventos, Esporte e Lazer, com total apoio da população.

O evento é realizado a muitos anos e já faz parte do calendário de eventos da região sudeste do Tocantins, e é esperado com ansiedade pelos fãs do bom carnaval.

A abertura (5), animada por Adriano Lima foi dedicada a Melhor Idade. Animação, é a palavra que resumiu à comemoração carnavalesca organizada pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com o grupo de idosos de Santa Rosa. Animada ao ritmo das antigas marchinhas de carnaval. Os idosos brincaram, cantaram e se divertiram relembrando os tempos de juventude e os antigos carnavais. Não só os idosos, mas todos entraram no clima da festa. Principalmente a Secretária da Assistência Social do município e 1ª Dama Nádia Cristina Araújo que é defensora incondicional dos idosos.

O prêmio de melhor bloco do Carnafolia 2016 foi para o Bloco dos Idosos, que como prêmio ganharam uma viagem de lazer.

A matinê na tarde de segunda feira foi animada, a garotada divertiu se com brincadeiras nos Pula-Pulas e Tobogã, também pularam a vontade ao som de músicas infantis. Lanches, e sucos, foram servidos para a alegria geral. Toda a diversão foi acompanhada pelos monitores do CRAS.

As demais noites foram animadas pela Banda Java (06) que agitou os foliões que lotaram a avenida até quase raiar o dia.

No dia (07) foi a vez da mais esperada atração do Carnafolia 2016, a Banda Forró Anjo Azul do Pernambuco que sacudiu o povo com seu som pesado de qualidade excelente, com muita tecnologia e repertório bem escolhido. Sua contratação só foi possível através do patrocínio do Ministério do Turismo conseguido por emenda do senador Ataídes Oliveira.

A Banda Balagandaya se apresentou na segunda feira (08) e quem encerrou o Carnafolia 2016 foi a excelente Banda Levadaê, o público so deixou a festa quando a banda parou de tocar.

O Prefeito Ailton Araújo, de Santa Rosa explica que com o apoio financeiro do Ministério do Turismo foi possível realizar o tradicional Carnafolia da cidade. "Nós apostamos no carnaval para aumentar o turismo na região e, por consequência movimentar a economia local, nestes tempos de crise.- Afirmou o Prefeito."

Depoimentos

Na sexta-feira (5) os hotéis e pousadas em Santa Rosa já estavam com 100% dos quartos reservados. “Todos na cidade foram beneficiados de alguma forma, o Carnafolia 2016 foi uma realização boa para nós”, avaliou o dono do principal hotel da cidade - George Xavier Dourado.

Gilvam, comerciante, dono do mercado Nordeste que se instalou na cidade a uns 4 meses afirma o carnaval de u um impulso a mais no seu comércio.

"Desde que montei meu mercado, tenho uma freguesia constante, mas com a movimentação do carnaval o movimento melhorou"

Até o posto de combustível teve suas vendas aumentadas, segundo seu gerente. "muito boa a realização deste carnaval, o comercio foi beneficiado”. Disse.

Outro que viu seu movimento aumentar consideravelmente foi Albani Teixeira de Oliveira, proprietário da distribuidora de bebidas.

"Durante os dias do carnaval minhas vendas aumentaram consideravelmente, as vendas no período representaram um aumento de cerca  80% , em relação a uma semana normal.

"Vendo espetinhos e bebidas na cidade a muito tempo, mas durante os 5 dias de carnaval vendi o que costumo vender em 4 meses". Esta afirmação é do vendedor de espetinhos.  Ronaldo (Naldino Boi Gordo).

Este é o sentimento geral de todos que foram procurados pela reportagem, são unanimes em elogiar a iniciativa da prefeitura em promover o Carnafolia 2016.

Segundo Marcelo Guimarães, Chefe de Gabinete do prefeito - "Pessoas  de Natividade, Silvanópolis, Ipueiras e outras localidades mais próximas escolheram comemorar a festa em Santa Rosa. A intenção é sempre atrair visitantes e promover um Carnaval de qualidade, mantendo os santarosenses aqui".

Pelos resultados alcançados, a aposta de Ailton Araújo em realizar o Carnafolia neste ano de crise foi vitoriosa, pois todos foram beneficiados, foliões que se divertiram à vontade, comerciantes que venderam mais, prestadores de serviços como hotéis, restaurantes, lanchonetes e bares tiveram seu movimente aumentado.

Balanço

Segurança – A segurança foi feita por Policiais Militares o que garantiu que os foliões pudessem curtir o Carnafolia 2016 com segurança e alegria. Além do efetivo da PM a Prefeitura contratou seguranças particulares para reforçar.

Saúde – A Secretaria de Saúde do município fez um trabalho educativo muito importante nesse carnaval. Foi instalada a Barraca da Saúde com distribuição de preservativos, gel lubrificante, atendimento de emergência, curativos. “A mobilização tem por objetivo alertar para a prevenção nos momentos de diversão e orientar a população em relação à importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais”

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar de Santa Rosa do Tocantins, órgão da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público, Polícia Civil, Policia Militar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou durante o período do carnaval um bom trabalho.

2017 tem mais Carnafolia.

Veja as galeria de fotos\"\"