Notícia publicada em 24/10/2015
Santa Rosa do TO realiza a 2° Semana do Bebe

Em Santa Rosa do Tocantins, a ideia da "Semana do Bebe", foi tão bem aceita que a primeira dama Nádia Cristina Secretária de Assistência Social, ampliou o evento, incluindo palestras, com autoridades, como o promotor de justiça que discorreu sobre a vulnerabilidade da criança e a necessidade de apoio e proteção integral às crianças. Também fizeram parte, oficinas de cultura local, como danças e outras manifestações, como capoeira, e teatrinhos visando realçar, saúde e educação das crianças.

Nesta semana foram atendidas também bebes de colo, com atendimento pediátrico. Mães foram orientadas por nutricionistas sobre alimentação neonatal e infantil.

Durante a 2° Semana do Bebe, compareceram a praça da Prefeitura Municipal onde se realizou o evento, centenas de crianças, pais e público em geral para assistirem as palestras, oficinas, apresentações e brincadeiras, organizadas pela incansável equipe das secretarias de assistência Social, Educação, e Saúde que se uniram para realização desta segunda semana do bebe.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A importância da atenção à primeira infância: Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A disseminação da Semana do Bebê por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.

A Semana do Bebê e a iniciativa: Uma Promessa Renovada

Ao realizar a Semana do Bebê, cada município brasileiro contribui com o “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, uma iniciativa do UNICEF e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia Toda Mulher Toda Criança, da Assembleia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade de reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. O objetivo é reduzir a mortalidade na infância para 20 ou menos óbitos de crianças por 1.000 nascidos vivos em todos os países até 2035.

Para os países como o Brasil, cuja a taxa da mortalidade na infância está abaixo de 20/1000, o desafio é reduzir essa taxa nas populações mais vulneráveis.

O cumprimento dessa meta histórica salvará a vida de 45 milhões de crianças a mais até 2035, fazendo com que o mundo chegue mais perto da meta de acabar com as mortes evitáveis de crianças.

O evento foi realizado pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa do TO em parceria com a Unicef e apoio das Secretarias de Assistência Social de Educação, Saúde e Atenção Nutricional à Desnutrição Infantil (ANDI).