Notícia publicada em 01/10/2015
Santa Rosa do Tocantins, comemorou neste 1 de outubro o Dia do Idoso

Em Santa Rosa do TO comemorou-se o dia do Idoso neste 01 de outubro, com uma passeata de conscientização sobre o respeito que os idosos merecem por parte de todos os cidadãos, sejam adultos, jovens e crianças. O evento foi organizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social, CRAS e voluntários, acompanhados de perto pela Secretária Municipal de Assistência Social Nádia Cristina Araújo.

Cabe aqui um pequeno texto de Gabriela Falconi publicado no site "net petropolis" que ilustra bem a necessidade de olharmos melhor para nossos idosos.

Gabriela Falconi

Que tal fazer uma reflexão sobre o tema do envelhecimento. Você já se olhou no espelho hoje?

Existem leis que os amparam mas que não são cumpridas. Existem pessoas que deveriam protege-los, no entanto não se importam. QUE EXEMPLO VOCÊ ESTÁ DANDO PARA SEU FILHO? VOCÊ SERÁ O IDOSO DE AMANHÃ. já pensou nisso....

O Dia Nacional do Idoso foi instituído pelo presidente Lula em 28 de Dezembro de 2006 através da lei nº 11.433.
Neste dia devemos refletir sobre a situação da pessoa idosa em nossa família, nossa comunidade, nosso município, estado e por que não em nosso país.

Existem leis como a Política Nacional do Idoso que foi assinada em 04 de Janeiro de 1994 e o Estatuto do Idoso que foi assinado em 01 de Outubro de 2003.

Já houveram 2 conferências nacionais em 2006 e 2009 e haverá a 3 Conferência Nacional em Defesa da Pessoa Idosa em Brasília em novembro de 2011.

Existe um Plano de Ação Internacional de Envelhecimento que foi o resultado da II Assembleia Mundial do Envelhecimento realizada de 8 a 12 de abril de 2002, em Madri, promovida pela ONU. Esta publicação é o resultado da cooperação entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Existe farto material de pesquisa para a execução de programas e projetos para benefício da pessoa idosa, mas também o que podemos ver é muita falta de interesse por parte de todos com o assunto do envelhecimento.
Grupos, instituições, ongs, fóruns, conselhos municipais se mobilizam para defender os direitos da pessoa idosa, mas não é o suficiente.

Enquanto as pessoas acreditarem que não irão envelhecer ou que quando envelhecerem pensam no assunto ou simplesmente negarem o seu próprio processo de envelhecimento a pessoa idosa estará sempre à margens das discussões.

Vemos famílias que colocam seus idosos isolados num cômodo de forma a não perturbar os outros com suas conversas repetidas, ou suas manias ou mesmo por conta de uma saúde já debilitada.

Vemos filhos que pegam os cartões de benefício dos idosos e gastam sem qualquer preocupação com o idoso, isso sem falar dos famigerados empréstimos que são contratados diretamente do benefício.

Vemos idosos sofrerem violências físicas, psicológicas, econômicas, sexuais e negligenciados por quem deveria cuida-los.

Mas também vemos idosos que ainda trabalham para sustentar os filhos adultos que não tiveram capacidade de se manter e voltaram para a casa.

Vemos idosos que sustentam suas famílias com o beneficio que recebem da aposentadoria. Verdadeiros heróis, pois em muitos casos essa é a única renda familiar.

Vemos idosos praticando esportes, viajando, aproveitando a vida apesar de todas as dificuldades e dando o exemplo que a vida é para ser vivida. Já ouvi muitos deles me dizer que só começaram a viver depois que se aposentaram, pois o compromisso com os filhos e com o horário de trabalho tinha terminado. Agora estavam livres para escolher o que desejam fazer.

É por isso que compartilho com vocês esse momento: QUE EXEMPLO VOCÊ ESTÁ DANDO AO SEU FILHO? COMO VOCÊ TRATA A PESSOA IDOSA HOJE É COMO VOCÊ SERÁ TRATADO PELO SEU FILHO E PELA SOCIEDADE AMANHÃ.
Não adianta fugir, só não fica velho quem morre antes.

Vamos parar para pensar e começar a agir. A violência contra a pessoa idosa parte de pessoas que o idoso confia.

Vamos mudar agora. Nós somos os idosos de amanhã.

O que desejamos: mais respeito, um envelhecimento digno, interação com os jovens, cultura, esporte, laser e saúde.

É preciso para conquistar tudo isso plantar a semente do respeito no ambiente de nossa família com nossos filhos. A família sempre será o ambiente onde os ensinamentos mais importantes da vida de uma criança serão trabalhados, portanto converse com seu filho já, se olhe no espelho e veja que você também está envelhecendo.

A Pessoa Idosa não precisa de favor, precisa de respeito, mesmo que não tenho sido isso o que plantou durante sua vida.

Gabriela Falconi