Notícia publicada em 26/06/2015
PROERD forma turma de 2015 em Santa Rosa do TO

26 de junho de 2015 - Jorge Alex Neri

No dia 25 de junho foi realizada a diplomação dos alunos que participaram do PROERD deste ano em Santa Rosa do Tocantins.
Com o plenário da Câmara Municipal de Santa Rosa completamente lotado de crianças, pais, professores, autoridades e público em geral, aconteceu a diplomação das 128 crianças que participaram do PROERD 2015. No município já participaram do curso mais de 400 alunos desde a implantação do programa em 2013.

O resultado do esforço dos instrutores tem gerado melhorias significativas no comportamento das crianças que tomam consciência dos perigos das drogas, da violência e de outros males a que estão sujeitas no cotidiano. Disse o Secretário de Municipal de Educação Turismo Desporto e Lazer, Luiz Armando. Ele afirmou ainda que o Programa vem somar com outras iniciativas da Secretaria de Educação que visam uma maior permanência das crianças na escola.

Programa

O programa de caráter preventivo social é desenvolvido na rede de ensino público e privado em quatro currículos, sendo eles:
Educação Infantil (Jardim I e II) e séries iniciais do Ensino Fundamental (1º, 2º, 3º e 4º ano); 5º ano; 7º ano e o Currículo para Pais. O currículo base é o do 5º ano, pois é uma fase de muita curiosidade e abertura para novos conhecimentos e na sua grande maioria as crianças ainda não tiveram contato com as drogas. Conta com 103 instrutores habilitados, preparados para desenvolverem o trabalho de prevenção nas escolas e na comunidade envolvendo pais, professores e alunos. Já atende 48 municípios no Tocantins, funcionando em praticamente todas as unidades operacionais da PM.

“O PROERD é aplicado através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que estimulam nas crianças e adolescentes o desenvolvimento de suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, as quais implicam, com bastante ênfase, a resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e a violência”, esclareceu o coordenador Estadual do PROERD, major PM Antônio Carlos Ferreira.

Na na área do 5° Batalhão o programa é coordenado pela major PM Silvânia Martins Benvindo Pacheco, que está desde 2013 a frente das atividades desenvolvidas.

O prefeito Ailton Araújo esteve presente a diplomação e elogiou os instrutores, da PM e agradeceu o apoio da major PM Silvânia Martins Benvindo Pacheco sempre solícita e empenhada na aplicação do programa. Só lamentou a notícia da aposentadoria da Major.

Após a solenidade foi servido um lanche, com salgados e refrigerantes aos participantes.

Ver galeria de fotos AQUI