Notícia publicada em 19/06/2015
III Semana do Meio Ambiente

A diretoria de Meio Ambiente de Santa Rosa, realizou uma série de ações para comemorar com os estudantes a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 16 a 19 de junho.

A abertura do evento foi na quadra de esportes da Escola Zcharias e contou com a participação várias autoridades do município, entre elas o Secretário de Planejamento e Meio Ambiente Levi Teixeira, Luiz Armando, Secretário de Educação, Gilca Maria diretora da Escola Tia Mireta, Deuselina França, diretora da Escola Estadual Tenente Salvador Ribeiro, Maria Zilda, diretora da Escola Zacharias, Mauro Batista, Diretor de Agricultura. Também prestigiou o evento o Engenheiro Itamar Xavier, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Entorno do Lago. Itamar Xavier ministrou uma brilhante palestra para os alunos presentes.

Jakelyne Queiroz Bióloga e Diretora de Meio Ambiente do município ressaltou que tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

No decorrer da semana os alunos fizeram visitas orientadas aos três principais córregos que compõem a bacia hidrográfica da cidade, o Maria Ferreira onde tem a captação de agua para o abastecimento da cidade. (Abandonada), o Lava Pés (Buré) nos fundos da cidade, no bosque de mangueiras e o córrego Mundé na saída sul.

Os alunos conheceram a realidade destas fontes de agua, poluição, açoreamento, entulhos, e até pneus estão jogados no leito do Maria Ferreira. Alguns alunos se espantaram com o enorme descaso da própria população com suas riquezas naturais.

O encerramento da III Semana do Meio Ambiente, foi na Câmara Municipal, com a apresentação de um documentário produzido pelos alunos, mostrando as visitas aos córregos e entrevistas com as pessoas mais antigas da cidade, e apresentações de alunas com teatro de bonecos, e poesias.

A primeira Dama do Município e Secretária de Assistência Social, Nádia Cristina Araújo elogiou o trabalho dos alunos e disse dar total apoio as iniciativas que visem a preservação ambiental e a melhoria de vida das pessoas.

Ver as fotos