Notícia publicada em 02/06/2015
XIII Festival de Música Folclórica de Santa Rosa TO

01 de junho de 2015 - Jorge Alex Neri

A cada ano o Festival de Música Folclórica de Santa Rosa ganha maior repercussão entre os admiradores de eventos do gênero, este ano o público surpreendeu até os organizadores.

O Festival de Música Folclórica de Santa Rosa do Tocantins é um evento realizado pela prefeitura Municipal de Santa Rosa todos os anos e esta edição, como as outras foi um enorme sucesso, com distribuição de troféus e premiação em dinheiro para os vencedores nas diversas categorias. Roda, Catira, Caixa, Viola, Sússia, (também conhecida como súcia ou suça), Vena, Congada, Tambor, disputadas entre as categorias municipal, com participantes de Santa Rosa e estadual com foliões das mais diversas localidades do estado.

Nesta XIII edição, as inscrições dos participantes (concorrentes) nas mais diversas modalidades, foi recorde, quase 200 foliões se inscreveram buscando mostrar com maestria suas habilidades na composição das RODAS, no sapateado das CATIRAS, nas apresentações de VENA e assim por diante.

Durante as apresentações dos concorrentes, a arena esteve sempre lotada de jovens, idosos e crianças que acompanhavam cada apresentação com interesse e entusiasmo, batendo palmas e incentivando os participantes de sua preferência. Isso prevaleceu até a última apresentação.

Para o prefeito Ailton Araújo este resultado é consequência da dedicação de sua administração na valorização dos aspectos culturais da região. Em sua primeira gestão 2001/2004 aconteceu a primeira edição do festival, fruto de seu genuíno interesse em mostrar a rica cultura local. Desde então o evento continuou acontecendo nos anos seguintes. Reeleito para um novo mandato 2004/2008, continuou com a realização do festival que foi interrompido no mandato de seu sucessor. O retorno do festival ocorreu em 2012 após sua eleição para mais um período frente a prefeitura.

A realização Festival de Música Folclórica é considerado um megaevento na localidade e na região, passando a estabelecer novas relações econômicas, políticas, culturais e turísticas do Estado com a localidade e com os demais municípios da região.

As noites do XIII Festival de Música Folclórica, atraíram milhares de pessoas para ver os shows com a banda Góspel, os artistas Murilo e Muriel, que abriu a série de apresentações no dia 28, e a Banda Mala Sem Alça, que se apresentou no dia 29 depois do desfile  Garota Rodeio, Matheus e Kauan no dia 30 e por último a banda Capim do Cerrado que encerrou o evento. Foram noites de sucesso absoluto com presença de milhares de visitantes que compareceram todos os dias lotando seus bares e restaurantes, barraca do artesanato, parque de diversão e arena do rodeio.

Estima-se que durante o XIII Festival de Música Folclórica, passaram pelo evento mais de 15 mil pessoas, um público bem maior do que o ano anterior. Entre os visitantes estiveram o representante do governador Marcelo Miranda, Télio Leão Ayres, o deputado estadual Eduardo do Dertins, grande colaborador do evento, os prefeitos de Porto Nacional Otoniel Andrade, de Silvanópolis Cleiton Georgetti, de Ipueiras Helio Carvalho, vários vereadores e outras autoridades.

Durante o festival, aconteceu o lançamento do livro do padre Eldinei Carneiro intitulado, "O espaço da liberdade humana na vida moral segundo a Veritatis Splendor de João Paulo II" e contou com as presenças de Dom Romualdo Matias bispo de Porto Nacional, do padre Eldeir vice reitor do Seminario São José, do padre Adriano José, pároco de Santa Rosa, de seus pais Elze Rodrigues e dona Elza Rodrigues da Silva Carneiro, além do prefeito Ailton e da primeira dama Nádia Cristina. O autor é nascido em Santa Rosa por isso aproveitou o evento para lançar seu primeiro livro na presença de seus muitos parentes e amigos.

Como ocorre todos os anos durante o festival, aconteceu uma empolgante cavalgada com a participação de diversas comitivas de Santa Rosa e região.

A segurança mereceu destaque, com a presença da PM, reforçada por mais militares de outros lugares, e se manteve atenta durante o evento. Seguranças particulares também foram contratados para ajudar a manter a ordem. Brigadistas dos Bombeiros Civis também estavam presentes prontos para qualquer emergência.

A tenda da saúde contou com equipe composta por médico, enfermeira padrão e técnicos em enfermagem que se revessavam, orientando as pessoas, distribuindo panfletos e preservativos, uma ambulância estava disponível, pronta para qualquer eventualidade.

Como na edição anterior produtores rurais, gente de diversas regiões do Brasil, que ja fazem parte da população local também se fizeram presentes, a tenda montada por eles serviu churrascos e esteve sempre lotada.

Na segunda feira, 01 de junho, em comemoração aos 26 anos de Santa Rosa teve corrida à pé, de bicicleta e corrida de cavalos com disputa, em várias categorias. Participaram  excelentes animais da região.

O XIII Festival de Música Folclórica de Santa Rosa TO deste ano terminou deixando saudades em todos que visitaram e participaram das programações e se divertiram nos dias de sua realização.

Mais que a saudade, ficou o adubo na semente de uma tradição mantida pela perseverança de pessoas como o prefeito Ailton Araújo, grande mentor e incentivador dos valores tradicionais e da cultura. Nesta edição ele viu os frutos de seus esforços germinado, crescendo através do aumento no interesse dos jovens em participarem e assistirem as apresentações dos foliões.

Valeu prefeito. Queremos mais no ano que vem !

Ver fotos:
Album 01