Notícia publicada em 06/04/2015
Visita Brasília

05 de abril de 2015 - Jorge Alex Neri

Como sempre, preocupado em buscar recursos para o município, o prefeito Ailton Araújo de Santa Rosa do Tocantins esteve em Brasília em audiência com parlamentares e visitou ministérios.

Esteve com o deputado federal Vicentinho JR. onde discutiu emendas prometidas ao município, que ficaram para definição posterior. Ainda solicitou ao deputado apoio junto ao FNDE para liberação dos recursos pendentes para conclusão da cobertura da quadra de esportes da escola Tia Mireta e do ginásio de esportes do distrito de Cangas que se encontram paralisadas a algum tempo por problemas na liberação dos recursos.

Foi recebido também pelo senador Vicentinho Alves onde tratou de solicitação de recursos de emendas para santa Rosa que ficaram pendentes aguardando a sanção do Orçamento da União pela presidente Dilma Rousseff.

O prefeito teve audiência com o senador Ataides Oliveira onde pleiteou recursos para a realização do Festival de Música Folclórica de Santa Rosa, evento realizado anualmente pela prefeitura municipal e de grande importância para a região. O senador indicou R$ 100.000,00 (Cem mil reais) para contratação de shows artísticos para o evento. E prometeu ainda recursos para a ampliação da área asfaltada da cidade.

Ailton Araújo também participou da eleição da diretoria da CNM Confederação Nacional de Municípios, pleito realizado na  manhã do dia 30 março e contou com a participação de gestores municipais de todo o país. Alguns estiveram presentes na sede da CNM para votar pessoalmente. Já outros, preferiram registrar o voto online.

Para o prefeito Ailton Araújo a situação dos municípios brasileiros esta cada vez mais complicada. Nas últimas duas décadas se consolidou no Brasil a situação de dependência dos municípios das transferências de recursos por parte do governo federal e dos Estados, e na conjuntura atual (2015), com o descontrole do governo federal, os municípios como o seu, enfrentam problemas com atraso nos repasses e contingenciamento em alguns programas federais. O aumento das despesas pelo reajustes de combustíveis, energia e do próprio custo de vida geram um desequilíbrio entre a receita e as despesas correntes, deixando os gestores em situação delicada. Por isso é muito importante a busca de recursos junto a bancada parlamentar do estado.