Notícia publicada em 18/02/2015
Carnafolia 2015

18 de fevereiro de 2015 - Jorge Alex Neri

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins através Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Lazer realizou, entre os dias 13 e 17 de fevereiro, o tradicional CARNAFOLIA. O evento é realizado a muitos anos e já faz parte do calendário de eventos da região sudeste do Tocantins, e é esperado com ansiedade pelos fãs do bom carnaval.

A primeira noite (13) foi animada pelo artista Adriano Lima que deu seu recado com muita competência, animando os foliões até quase amanhecer o dia.

A tarde sábado, (14) foi especial para os idosos que participaram do "Carnafolia 2015" com o "Bloco da Terceira Idade". O evento é promovido todos os anos pela Prefeitura de Santa Rosa do Tocantins, através da Secretaria de Assistência Social. A Avenida, recebeu grupos de idosos, da cidade e dos distritos de Cangas e Morro São João.

Vestidos em camisetas com motivos carnavalescos, brilho e visual diferenciado, eles distribuíram alegria e diversão. Organizados em um grande bloco, desfilaram em frente ao palco. “É uma alegria para a Administração Municipal proporcionar momentos especiais como o tradicional carnaval. Uma festa que já faz parte do calendário dos nossos idosos. Aqui eles podem se divertir, confraternizar com os grupos e ainda estão se exercitando, o que representa saúde e bem-estar”, destaca a secretária de Assistência Social, Nádia Cristina Araújo.

A noite, a folia foi comandada pela banda Java que levantou o público com batidas mesclada de forró e hits do momento.

A tarde do terceiro dia (15) iniciou com uma matine destinada aos jovens atendidos pelos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que promoveu a folia para elas, que receberam um delicioso lanche no fim da tarde participaram ainda jovens e crianças em geral.

Quando chegou a noite a banda Solte o Breque tomou conta da festa com seu som contagiante e suas bailarinas pra lá de fantásticas. A multidão caiu folia com entusiasmo.

A Banda Capú de Fusca deu seu recado no dia 16 e fez grande sucesso.

“Estou bastante satisfeito com o sucesso desse carnaval. A resposta está sendo bastante positiva. Dá para sentir que o povo aprovou o evento. Muita gente de fora veio nos prestigiar e isso prova que temos um dos maiores carnavais do sudoeste tocantinense”, afirmou o chefe de gabinete do prefeito Marcelo Guimarães um dos coordenadores do evento.

O último dia de carnaval (17) repetiu o sucesso.  Foi animado pela Banda Timbalê da Bahia. que subiu no palco e esquentou ainda mais o folião que estava ansioso pela atração principal.

Balanço

Saúde – A Secretaria de Saúde do município fez um trabalho educativo muito importante nesse carnaval. Foi instalada a Barraca da Saúde com distribuição de preservativos, gel lubrificante, atendimento de emergência, curativo. “A mobilização tem por objetivo alertar para a prevenção nos momentos de diversão e orientar a população em relação à importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais”

Segurança – Garantir que munícipes e turistas pudessem curtir o Carnafolia 2015 com segurança e alegria foi o objetivo da Prefeitura Municipal de Santa Rosa e da Polícia Militar. Um Policial Militar afirmou que os quatro dias de festa aconteceram tranquilamente sem grandes problemas.

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar de Santa Rosa do Tocantins, órgão da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público, Polícia Civil, Policia Militar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou durante o período do carnaval um bom trabalho. “Trabalhamos principalmente para coibir que os menores de 18 anos ingiram bebidas alcoólicas e a participação de todos foi muito valida nesse momento. Somente com o apoio da sociedade vamos acabar com essa barbárie que vem acontecendo com nossas crianças e jovens principalmente nas festas populares onde o consumo de bebidas alcoólicas e drogas se tornam mais fáceis”, disse a presidente do Conselho Tutelar.

“Apesar do pouco recurso disponível conseguimos organizar este Carnafolia com competência. Como acontece todos os anos trouxemos atrações de peso o que favorece a vinda de foliões para a festa e gera renda no comércio local.  A segurança foi impecável. Então podemos dizer que o carnaval de Santa Rosa foi um sucesso”, disse o prefeito Ailton Araújo.

VEJA AS FOTOS AQUI