Início
Notícia publicada em 11/11/2014
Campanha de vacinação com a segunda dose contra o HPV continua em todo o País

Meninas de 11 a 13 anos estão convidadas a tomarem a segunda dose da vacina de proteção contra o Papiloma Vírus Humano, conhecido como HPV. Esta é a segunda fase da vacinação, feita seis meses após a primeira. Trata-se de um reforço contra o vírus que pode causar câncer do colo do útero. As doses contra o HPV constam no Calendário Nacional de Imunização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha da segunda dose começou em 1.º de setembro e 2,2 milhões de meninas foram vacinadas até o momento. Mas, isso representa apenas 45% do público-alvo. Ao todo, devem se vacinar 4,9 milhões de meninas na faixa etária indicada. A meta é imunizar ao menos 80% desse total.

Durante todo o ano, a vacina fica disponível nos postos de saúde. Contudo, é preciso ter cuidado com os intervalos de tempo entre uma dose e outra. A primeira dose sozinha não protege contra o vírus. E uma terceira dose deve ser tomada após cinco anos da segunda.

Sobre a vacina
Cinquenta países utilizam desta vacina para prevenir o HPV. A partir de 2015, as doses serão oferecidas também a meninas de nove a 11 anos. Além dela, o governo recomenda a realização do exame preventivo, o Papanicolau, e o uso do preservativo nas relações sexuais. Mulheres dos 25 aos 64 anos devem fazer o exame a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.

O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estima-se que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. O câncer do colo do útero é terceiro tumor mais frequente na população feminina e terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Contato
Praça. AnaThomaz Nunes, S/N - Centro
(63) 3388 1143
contatos@santarosa.to.gov.br
Contato úteis
Bombeiros
Correios
Delegacia da Mulher
Polícia Civil
190
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Webmaster resp.
Jorge Alex Neri
Fone:61 92131350
E-mail: jorgealex.neri@gmail.com
© 2017 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Desenvolvido por: