Notícia publicada em 05/11/2014
Mais Computadores para o Telecentro das Escola Tia Mireta

Em apenas dois anos, houve um salto expressivo em quantidade e qualidade do laboratórios de informática (Telecentro) da escola Municipal Tia Mireta.

O avanço deve-se ao processo de modernização e ampliação das escolas municipais implantados pela prefeitura nesta gestão do prefeito Ailton Araújo que neste ano reformou todas as escolas municipais, instalou, climatizadores adquiriu computadores e mobiliários, distribuiu notebooks e fez outras melhorias, como capacitações constantes de professores e gestores de escolas.

Dando continuidade ao processo de modernização, e diante da demanda pelo o uso do Telecentro para cursos básicos de informática a prefeitura optou por adquirir mais cinco computadores de ponta, buscando máquinas com maior vida útil.

O secretário de educação do município Luiz Aramando, comemora as novas  aquisições. “Com a compra de novas máquinas, estamos certos de que o aprendizado nas aulas práticas ocorrerá de forma mais eficiente. Os estudantes também terão mais facilidade e conforto em suas pesquisas”, comenta.

A introdução do computador, como recurso didático, começou por causar mudança no processo de produção escolar, pois, atualmente os alunos já manifestam capacidade de pesquisa como complemento do livro didático, digitação e apresentação de comunicação com os professores, além do fato do professor ter a oportunidade de propor atividades com aulas expositivas para motivar o estudo, abrir um tema, descrever experiências, ou para colaborar numa síntese do estudo feito sobre o um assunto proposto, ou se processa de forma dialogada com o grupo, com perguntas instigadoras, provocando a curiosidade e reflexão.

Embora atualmente o uso do computador no ensino seja uma realidade , a sua introdução foi um desafio para pesquisadores preocupados com a propagação dessas maquinas na sociedade.