Notícia publicada em 08/11/2014
A prefeitura avisa que sábado é o dia D para vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo

A prefeitura municipal de santa Rosa convoca a população em geral para trazer seu filhos para a vacinação contra contra a Poliomielite e o Sarampo.

Começa neste sábado, 8 de novembro, em todo o Brasil, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. O Dia “D”, como é conhecido, é o pontapé inicial de um trabalho de imunização que vai até o dia 28 deste mês. De acordo com o governo, 11 milhões de crianças em idade de vacinação devem ser imunizadas.

Pais e responsáveis devem procurar o posto de saúde mais próximo, com o cartão de vacinação da criança em mãos. O público-alvo, no caso da poliomielite, são crianças de 6 meses a 5 anos incompletos. Para receber a vacina contra o sarampo, a faixa etária indicada é de 1 ano a 5 anos incompletos. A dose é aplicada em forma de “gotinha”.

Essas vacinas são uma das mais importantes do calendário de imunização de uma criança. A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave. A criança infectada não chega a morrer, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. O Brasil é considerado livre da pólio desde 1990 exatamente pelo sucesso em campanhas de vacinação.

Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

O prefeito Ailton Araújo recomenda a população que não perca a chance de imunizar as crianças e evitar consequencias graves no futuro.