Tem início neste dia 8 de janeiro de 2018 em Santa Rosa o ARRASTÃO contra o mosquito Aedes aegypti

08 de janeiro de 2018 - Jorge Alex Neri

Como realiza todos os anos. Neste início de 2018 a Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins começa um verdadeiro "ARRASTÃO" de limpeza nas vias pública e terrenos baldios na cidade. As equipes de limpeza, trabalham removendo entulhos, água parada e lixo, como forma de combater o mosquito da dengue Dengue, Chikungunya e Zika, que nesta época de chuvas proliferam por causa da agua parada em pneus, garrafas e outros lugares.

Maquinas e homens ocupam as ruas num mutirão para evitar a proliferação do Aedes aegypti que é rápida, o mosquito pode atingir a fase adulta entre 7 e 10 dias e se a fêmea estiver contaminada irá transmitir as doenças, Dengue, Chikungunya e Zika. Os ovos do mosquito podem sobreviver por até 450 dias, mesmo se o local onde foi depositado o ovo estiver seco. Quando receber água novamente, o ovo ficará ativo. Por isso é importante eliminar a água e lavar recipientes que ficam em área externa com água e sabão. Isso vale para bebedouros de animais e bordas de piscina, por exemplo.

A dengue é um problema de todos e é imprescindível a colaboração da população para evitar a proliferação do mosquito e impedir o avanço da epidemia.

A secretária de Saúde e Saneamento da Prefeitura Núbia Maria em nome do prefeito Ailton Araújo, convida todos a serem voluntários na prevenção da doença. Verifique sua casa e convoque os vizinhos para eliminarem pontos de água parada onde o mosquito pode se reproduzir e também para exterminar focos já instalados. Pede a secretária.

Este trabalho deverá ser estendido aos distritos de Cangas e Morro São João.

Fotos: Picuinha