Santa Rosa se prepara para assinar o Protocolo do Fogo e iniciou o FMLC - Fórum Municipal do Lixo e Cidadania

04 de dezembro de 2017 – Jorge Alex Neri

Nesta segunda feira, 04, o município de Santa Rosa do Tocantins iniciou os preparativos para a assinatura do Protocolo do Fogos e iniciou o FMLC - Fórum Municipal do Lixo e Cidadania.

O Protocolo do Fogo e o Fórum Municipal do Lixo, que são meios de participação ativa dos cidadãos, no compartilhamento de responsabilidades da gestão ambiental no Estado e um incentivo ao melhoramento dos índices de participação do município nos recursos do ICMS Ecológico.

A primeira reunião aconteceu neste dia 4, nas dependências da Câmara Municipal e foi destinada ao prefeito, vice prefeito, vereadores e secretários para explicações sobre Protocolo do Fogos e iniciou o FMLC - Fórum Municipal do Lixo e Cidadania. A explanação ficou por conta da equipe da Naturatins.

A segunda faze das palestras, dia 05 serão nos assentamentos PA Carajás e PA Bom Jesus.

08:30

Palestra sobre o Protocolo do Fogo na Área rural: Associação de Produtores Rurais – Assentamento (Bom Jesus);
Chacareiros e Fazendas da região;

10:30

Palestra sobre o Protocolo do Fogo na Área rural: Associação de Produtores Rurais – Assentamento (Carajas);
Chacareiros e Fazendas da região;

A tarde novamente na cidade a partir das 14:30 a Palestra para implantação do Fórum do Lixo e Cidadania
será direcionada aos garis da limpeza urbana, catadores de materiais recicláveis, empresas e associações de catadores, representantes dos servidores públicos da saúde/educação, comerciantes.

Apoiado no Decreto Estadual nº 649/98 que instituiu o Comitê Estadual de Prevenção, Controle e Combate às queimadas e Incêndios Florestais, o programa possui entre suas metas, o compromisso de incentivar ações estratégicas municipais, que contribuam com a redução das queimadas. O acordo firmado entre o gestor municipal e o Estado, através do Naturatins, possui vigência de dois anos, podendo ser renovado, conforme interesse das entidades envolvidas e principalmente do município.

FMLC

O Fórum Municipal do Lixo e Cidadania deve atuar em sintonia com os Fóruns Nacional, Estadual e Movimento Nacional dos Catadores, considerado como um espaço plural e democrático, que pode ser composto por entidades governamentais, não governamentais, associações, cooperativas e representantes da iniciativa privada, envolvidos na gestão dos resíduos sólidos, para realização de debates, reflexão, proposição, articulação, apoio técnico, capacitação e sensibilização da adequada gestão e manejo dos resíduos sólidos no município.

Na quarta feira as 10:30 será assinado o protocolo, a assinatura do Protocolo do Fogo, é uma demonstração de unidade de forças, que querem o bem do meio ambiente, o respeito à legislação, e acima de tudo o bem da sociedade. Disse Ailton Araújo.

Fotos: Picuinha