Prefeito Ailton Araújo participa a convite do SEBRAE do 8º FOMENTA em Brasília

30 de novembro de 2017 – Jorge Alex Neri*

Prefeito Ailton Araujo, participa, nestes dias 28 e 29, a convite do SEBRAE, do 8° Fomenta Nacional, oportunidades para os pequenos negócios nas compras governamentais.

Esta foi uma ocasião importante para nos inteirarmos das oportunidades que nossos produtores, comerciantes e indústrias tem para se tornarem fornecedores efetivos do município, comentou o Prefeito.

Ailton Araújo disse ainda que a prática de compras de fornecedores locais sempre foi seu desejo, mas tem encontrado entraves por causa da burocracia das licitações. Espero agora que nos mostrem o caminho certo e legal para que isso seja feito.

Idealizado em 2008, o Fomenta Nacional tem como objetivo aproximar os pequenos negócios de compradores públicos. Realizado a cada dois anos, o evento traz em sua programação uma série de palestras, painéis, oficinas, seminários temáticos e internacionais, apresentações de casos de sucesso, além do encontro de oportunidades realizado entre pequenos negócios fornecedores e gestores públicos.

Neste ano, em sua 8ª edição, o Fomenta Nacional aconteceu em Brasília/DF e teve a participação de dezoito Estados da Federação.

Objetivos

Criar condições para a ampliação da participação das Micro e Pequenas Empresas no volume de compras do Governo Federal, Estadual e Municipal e suas estatais.

Promover a capacitação das Micro e Pequenas Empresas e dos gestores públicos para conhecimento sobre os principais instrumentos jurídicos e operacionais que propiciam a inserção dos pequenos negócios no mercado das compras governamentais.

Aproximar as Micro e Pequenas Empresas dos mercados das compras públicas para que identifiquem novas oportunidades de negócios, constituindo assim, mais uma fonte de faturamento.

Divulgar amplamente os procedimentos, especificações e exigências dos grandes compradores públicos, das esferas federal, estadual e municipal.

Sensibilizar os grandes compradores públicos para a sua responsabilidade como indutores e promotores do desenvolvimento local, deixando de ser meros repositores de estoques.

caravanas formadas por pequenos negócios, gestores públicos, lideranças empresariais e presidentes de comissões de licitações, que foram convidadas a participar do evento, o Sebrae cria um efeito multiplicador dos resultados obtidos em virtude das discussões acerca do tema Compras Governamentais.

* Com informações do SEBRAE