Santa Rosa comemora em grande estilo o dia da Consciência Negra no Morro São João

19 de novembro de 2017 - Jorge Alex Neri

O Dia da Consciência Negra realizado no povoado Quilombola do Morro São João foi uma festa digna das melhores comemorações realizadas no Tocantins alusivos a data.

A programação foi extensa com início por volta das 11:h, após uma chuva que prometia durar o dia todo, mas que felizmente deu um longa trégua.

A grande festa começou com os jogos de futebol da abertura do campeonato da zona rural que acontece todos os anos e envolve equipes de todas as regiões do município, fazendas, povoados e os distritos.

Durante a primeira partida o ex deputado federal Eduardo Gomes chegou, procedente de Brasília, e foi recebido pelo prefeito Ailton Araújo, o vice Leví Teixeira, pelo Presidente da Câmara Mauro Batista, e vereadores, Luango, Vanuza Branquinho e seu esposo,o ex vereador Carloman, Duvan e Edvam Gomes e pelo povo que lotava o evento.

Eduardo Gomes é conhecido como amigo do Morro São João, por ter conseguido vários benefícios para a comunidade local, como energia elétrica, quadra poliesportiva entre outros.

Após as primeiras partidas de futebol, o prefeito e população geral, seguiram para o Clube local onde havia exposição de objetos antigos, ferro de engomar a carvão, maquina de costura caldeirão de ferro e os artesanatos produzidos pela comunidade quilombola, tais como utensílios de palhas e lindos brinquedos confeccionados de talos de buriti, como carrinhos, carros de boi e um belo engenho.

Na ocasião a associação promoveu apresentações artísticas de alunos da Vereador José Ayres da Silva que foram brilhantes em suas performances, ouve também apresentações dos garotos, tocando tambô e sussa, e desfiles com flores e artesanatos.

No encerramento, depois de várias pessoas usarem a palavra fazendo discursos sobre a necessidade de apoio a consciência negra, na comunidade e no mundo todo num claro gesto pela igualdade de raça, pela valorização da cultura negra. O prefeito Ailton Araújo entregou uma placa de agradecimento do povo santarosense a todo apoio recebido de Eduardo Gomes enquanto ocupava o congresso Nacional.

Eduardo Gomes agradeceu emocionado e afirmou que o povo de Santa Rosa, sempre terá seu apoio, independente do cargo que estiver exercendo, ou mesmo sem cargo algum. Ele afirmou antes de tudo ele se sente amigo deste povo.

Após as homenagens os presentes seguiram para a inauguração da reforma do clube e da quadra de esportes e do novo consultório odontológico da UBS do povoado completamente equipado e moderno, cujos recursos foram provenientes de emenda do deputado federal Vicentinho Júnior, que infelizmente não pode estar presente.

Os presentes almoçaram nas dependências das escola local, foi uma farta refeição, acompanhada de sucos e refrigerantes.

Em continuidade a programação festiva, as partidas de futebol foram reiniciadas com mais partidas que culminaram com a vitória da equipe de Sapezal sobre o Cangas resultado decidido nos pênaltis.

Todas as atividades foram apoiadas e patrocinadas pela prefeitura municipal de Santa Rosa, através da Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Educação, Turismo, Desporto e Lazer muito bem dirigida pelo incansável secretário Luiz Armando.

O prefeito Ailton Araújo, que apesar de parecer branco é filho de negro, com maior orgulho, tem batalhado muito para a valorização do negro, sua cultura e tem apoiado irrestritamente suas manifestações e foi um dos que mais batalhou para o reconhecimento do povoado do Morro São João á condição de Quilombolas com certificação.

Ver mais fotos: