Prefeito Ailton participou da assinatura da Ordem de Serviço da Ponte de Porto Nacional

24 de outubro de 2017 - Jorge Alex Neri (Com informações de Cláudio Paixão/Governo do Tocantins)

Finalmente, depois de muito tempo a nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional tem sua ordem de serviços assinada em solenidade na Cidade de Porto Nacional.

Presenças

O prefeito Ailton Araújo que participou do evento ressaltou a importância desta ponte para o desenvolvimento da região, já que Santa Rosa fica a apenas 100 km da nova ponte.

Estiveram presentes também outros prefeitos da região, vereadores, entre outras lideranças locais; os deputados estaduais Amélio Cayres, Nilton Franco, Wanderlei Barbosa, Valdemar Junior, Toinho Andrade, Mário Carlesse, Cleiton Cardoso; os deputados federais, Dorinha Seabra, César Halum e Vicentinho Junior; e o senador Vicentinho Alves. Ainda participaram da solenidade, secretários de estado, entre outros representantes de órgãos estaduais.

Ao assinar o documento, o governador Marcelo Miranda destacou que o momento é um marco na história do Tocantins. "A ponte de Porto Nacional faz parte de um pacote de obras estruturantes que planejamos criteriosamente para o Tocantins. É um empreendimento de governo que vai impulsionar o nosso agronegócio e fazer com que o Estado fique ainda mais atrativo para investidores", ressaltou.

Ponte antiga

A antiga ponte de 900 metros, construída entre os anos de 1976 e 1979, liga a TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Em 2011, por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e atualmente os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura.

A nova

A nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 metros de aterro. A licitação ocorreu em 2014, pelo valor de R$ 101.328.272,57 (valor inicial). "Após a construção, acredito que o Estado fique ainda mais atrativo para investidores, uma vez que terá o sistema viário totalmente interligado com a Ferrovia Norte-Sul", destacou o governador e acrescentou: "Já temos obra de infraestrutura em 72 municípios do Estado, só por meio do PDRIS [Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável]".

(Com informações de Cláudio Paixão/Governo do Tocantins)

Prefeito Ailton - Foto: Picuinha