Prefeito Ailton Araújo participa de reuniões do Conselho Ampliado da CNM

08 de março de 2017 - Ascom SRT

O prefeito Ailton Araújo, esta participando das reuniões do Conselho Político Ampliado da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em Brasília.

Presidentes de entidades Municipalista e de microrregionais debateram com representantes da Confederação Nacional de Municipios - CNM, a pauta municipalista prioritária de 2017.

O Tocantins é representado no conselho pelos prefeitos Ailton Araújo de Santa Rosa e Jairo Mariano de Pedro afonso presidente da presidente da Associação Tocantinense de Municípios - ATM.

Neste primeiro dia do evento foi apresentada a pauta política do movimento municipalista.

Entre os projetos prioritários, está a derrubada do veto ao projeto que trata do Imposto sobre Serviços (ISS). Repatriação. A medida está na pauta do Senado Federal. A CNM conseguiu incluir os municípios na lei de forma expressa. "Se estima algo em torno de R$ 10 bilhões, exatamente o que receberam os prefeitos no exercício anterior". A dívida previdenciária também foi tema do encontro. A Medida Provisória (MP) 766/2017 propõe um novo parcelamento dos débitos providenciarias. O piso do magistério também foi destaque na reunião foi discutido ainda os projetos que falam dos consórcios e de resíduos sólidos.

O encontro faz parte da Semana Municipalista em Brasília, que ocorre até quinta-feira, 9 de março. A reunião do Conselho foi seguida por um encontro com parlamentares. A iniciativa visa a obter o apoio de deputados e senadores à aprovação de projetos importantes.