Início
Terça-feira, 22 de agosto de 2017
Cadastre seu e-mail e receba os resumos semanais da Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins.
Notícia publicada em 01/03/2017
O Carnafolia de Santa Rosa do Tocantins, mais uma vez foi sucesso!

01 de março de 2017 - Jorge Alex Neri

Todas as noites a folia arrastou milhares de pessoas embaladas por bandas de sucesso vindas da Bahia que explodiram no palco cantando rítmos de carnavais passados e os novos hits que estão na boca de foliões do Brasil todo.

A abertura (24), animada pelo DJ Picahú. nas noites de 25 e 26, Animação foi a palavra que resumiu à comemoração carnavalesca organizada pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), com o grupo de idosos de Santa Rosa. Animada ao ritmo das antigas marchinhas de carnaval. Os idosos brincaram, cantaram e se divertiram relembrando os tempos de juventude e os antigos carnavais. Não só os idosos, mas todos entraram no clima da festa. Principalmente a Secretária da Assistência Social do município e 1ª Dama Nádia Cristina Araújo que é defensora incondicional dos idosos.

As demais noites contaram com a animação das bandas: Xamego da Bahia,(25), Arerê da Bahia,(26), Gandaia Baiana, (27) e o último dia (28),foi a vez do grupo Quarto de Play Boy animar a galera.

“Estamos iniciando uma gestão difícil, mas não poderíamos deixar de fazer uma festa tão tradicional em nosso município. Os Santarosenses merecem e nós estamos fazendo um carnaval que já faz parde de nossa tradição”, disse o prefeito.

Muitas prefeituras suspenderam a realização da festa de carnaval, baseados em resolução do TCE.

Recomendação do TCE

Muitos prefeitos deixaram o Carnaval de lado por causa de uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado. Conforme informações que constam no boletim do órgão, publicado no final do mês de janeiro, a orientação é que os prefeitos deixem "de realizar quaisquer despesas relacionadas ao carnaval ou outras festas populares nesta época do ano".

O TCE recomendou ainda que, caso as prefeituras decidissem fazer a folia, encaminhassem ao Ministério Público de Contas, a documentação que comprovassem a quitação das despesas atrasadas, tais como salários de servidores e débitos com a previdência social ou fornecedores.

Mas estas recomendações não valeram para Santa Rosa do TO, que está com seus pagamentos regularizados, tanto de pessoal como de fornecedores. E não tem problemas de caixa, graças a gestão competentíssima do prefeito Ailton Araújo, que com sobriedade sabe administrar os recursos do município.

Balanço

Saúde – A Secretaria de Saúde do município fez um trabalho educativo muito importante nesse carnaval. Foi instalada a Barraca da Saúde com distribuição de preservativos, gel lubrificante, atendimento de emergência, curativo. “A mobilização tem por objetivo alertar para a prevenção nos momentos de diversão e orientar a população em relação à importância do uso de preservativos em todas as relações sexuais”

Segurança – Garantir que os foliões locais e turistas pudessem curtir o Carnafolia 2017 com segurança e alegria foi o objetivo da Prefeitura Municipal de Santa Rosa e da Polícia Militar e dos segurançças particulares contratados.

Conselho Tutelar - O Conselho Tutelar de Santa Rosa do Tocantins, órgão da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Policia Militar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou durante o período do carnaval um bom trabalho. “Trabalhamos principalmente para coibir que os menores de 18 anos ingiram bebidas alcoólicas e a participação de todos foi muito valida nesse momento. Disse um conselheiro.

Nesse período, além de receber turistas e ampliar a movimentação do comércio, o município ainda acabou gerando, mesmo que indiretamente, uma oportunidade de renda extra para as pessoas que estão desempregadas e atuaram em vários setores, como lanchonetes, venda de espetinhos, bebidas etc.

Com as experiências dos anos anteriores nós apostamos no carnaval para aumentar o turismo na região e, por consequência movimentar a economia local, nestes tempos de crise.- Afirmou o Prefeito."

Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Contato
Praça. AnaThomaz Nunes, S/N - Centro
(63) 3388 1143
contatos@santarosa.to.gov.br
Contato úteis
Bombeiros
Correios
Delegacia da Mulher
Polícia Civil
190
Não disponível
Não disponível
Não disponível
Webmaster resp.
Jorge Alex Neri
Fone:61 92131350
E-mail: jorgealex.neri@gmail.com
© 2014 - Todos os direitos reservados - Prefeitura Municipal de Santa Rosa do Tocantins
Desenvolvido por: